E temos também este...

Mais uma vez, decorrerá, na escola, a 1.º fase do Concurso Nacional de Leitura, cujo regulamento podem os alunos consultar. 
Quem gosta de ler e quem pretende ser um futuro "gostador" de livros tem aqui a sua oportunidade de participar numa atividade que culminará com uma disputa a nível nacional, depois das eliminatórias a nível de escola e a nível regional.
Obras a concurso:
- “Saga”, in Histórias da Terra e do Mar de Sophia de Mello Breyner Andresen (Texto integral disponível também no portal do agrupamento)
 - A Lua de Joana de Maria Teresa Maia Gonzalez
- História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar de Luís Sepúlveda

Boas Leituras!

Concurso de Poesia


Como já vem sendo hábito, também este ano se realizará o Concurso de Poesia, aberto a toda a comunidade escolar.
Pais e encarregados de educação, alunos e funcionários das escolas podem dar o seu contributo para esta atividade, participando de acordo com o regulamento publicado aqui.
Contamos com todos!
Afinal, somos ou não somos um país de poetas?!



Maratona de Cartas

Está a decorrer na última semana de aulas, no nosso agrupamento de escolas, uma atividade no âmbito da Amnistia Internacional, denominada "Maratona de Cartas".
Comemora-se, hoje, o Dia Mundial dos Direitos Humanos e a Amnistia Internacional propõe a todos um desafio:  uma iniciativa global  que pretende, anualmente, promover o envio massivo de cartas e postais por ativistas de todo o mundo, contra as violações de direitos humanos. De 7 a 16 de dezembro milhares de pessoas espalhadas pelo mundo terão a oportunidade de assinar cartas em prol de indivíduos em risco. O objetivo é chamar a atenção para estes casos, o que geralmente resulta numa melhoria das condições dos indivíduos visados, como já verificámos em anos anteriores.
Este ano, pretende-se conseguir influenciar o destino de:

ALES BIALIATSKI (BIELORRÚSSIA)

Ales Bialiatski é um proeminente defensor de direitos humanos da Bielorrússia e presidente do Centro de Direitos Humanos Viasna. Foi detido a 4 de agosto de 2011, e cumpre uma pena de quatro anos e meio de prisão.
A Amnistia Internacional acredita que a sua detenção tem como objetivo evitar que Ales Bialiatski trabalhe como defensor de direitos humanos e considera-o um prisioneiro de consciência.

GAO ZHISHENG (CHINA)

Gao Zhisheng é um dos mais respeitados advogados de direitos humanos da China. Já foi preso várias vezes e torturado com violência. Continua preso na prisão de Shaya, no noroeste da China.
A Amnistia Internacional considera que está preso pelo seu trabalho de defesa de direitos humanos.

JUAN HERRERA (REPÚBLICA DOMINICANA)

Em 2009 Juan Herrera, contabilista e membro do Comité Dominicano de Direitos Humanos (na República Dominicana), foi visto por testemunhas a ser detido por agentes da polícia.
Até agora as autoridades falharam na investigação do seu caso e, como consequência, ninguém foi levado à justiça. Os familiares e advogados de Juan Herrera têm sido perseguidos pela polícia e a sua irmã tem sido ameaçada.

NARGES MOHAMMADI (IRÃO)

Narges Mohammadi, ativista de direitos humanos e Presidente Executiva do Centro de Defensores de Direitos Humanos de Teerão (capital do Irão), foi condenada a seis anos de prisão, em 2011, por causa do seu trabalho pelos direitos humanos.
Tem sofrido de graves problemas de saúde e a Amnistia Internacional apela à sua imediata libertação.

GIRIFNA (SUDÃO)

Girifna, que significa “estamos fartos”, é um grupo de jovens sudaneses, estabelecido em outubro de 2009, que resiste pacificamente ao regime do Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, e ao Partido do Congresso Nacional.
Desde então os seus membros têm sido alvo de perseguição pelas autoridades, sendo arbitrariamente detidos, torturados e vítimas de agressões sexuais.
Muitos foram obrigados a deixar o Sudão.

Tentemos! Não custa nada!






Gostámos muito

Decorreram no dia 22 de Novembro as atividades no âmbito do "18 de novembro - Dia Mundial em Memória das Vítimas nas Estradas". A nossa Biblioteca enfeitou-se de carrinhos (carinhosamente elaborados pelo prof. Jorge Matias e pelos seus alunos do 6.º B) e demos as boas-vindas ao responsável pela Proteção Civil do concelho de Benavente, Nuno Rolo, muito bem acompanhado por um soldado da paz e pelos elementos da "Escola Segura". Em conjunto, conseguiram prender a atenção dos nossos alunos, impressioná-los e alertá-los para este flagelo das estradas do nosso país.
Ficam algumas imagens, com o nosso sincero agradecimento pela sua presença.








Onde moram as coisas

     Esta semana, algumas das turmas de 5.º ano, da Escola Básica de Porto Alto, participaram na atividade "Onde Moram as Coisas",...

Publicações mais vistas