Nomeação

Na escola Prof. João Fernando Pratas, existiu, durante alguns anos, na sala do alunos, um jornal de parede, chamado "100 palavras". 
O título foi dado por um aluno de 8.º ano, que já há muito não frequenta a nossa escola. Achámo-lo bastante criativo e, como tal, resolvemos aproveitá-lo para batizar o nosso blogue, uma vez que não existiram propostas de nome, no concurso que lançámos no início do ano letivo.
Podem ser cem, mais ou menos palavras; agora "sem" palavras nunca será!

Não foi só "mais uma visita de estudo"

Decorreu, no dia 21 de maio, a visita de estudo do 8.º ano, que contemplava uma ida ao teatro e a visita guiada ao CCB, ver a coleção Berardo.
No auditório do BES, os alunos assistiram à representação da peça "Os Lusíadas de calções". Salienta-se o desempenho excelente dos atores da companhia de teatro "O Sonho" que, mais uma vez, nos deliciaram com a sua performance.
A visita à coleção Berado, do Centro Cultural de Belém, também foi muito interessante e os alunos compreenderam melhor a arte contemporânea, depois das explicações dos guias e das atividades finais realizadas.

Colóquio "O Holocausto Nazi"

Decorrerá amanhã, no centro cultural de Samora Correia, um colóquio destinado aos alunos finalistas do 2.º e do 3.º ciclos, dinamizado pelos professores António Vidal, Maria José Mateus e Nuno Simões,  da Escola Básica Professor João Fernandes Pratas, subordinado ao tema " O Holocausto Nazi".
Esta atividade tem por objetivo alertar para a problemática deste flagelo que atingiu a humanidade e da shoa e conta com a participação de alunos do 6.º ano turmas A, B e C e 9.º  ano turmas A e E. Ao longo do dia, contaremos com 3 sessões, respetivamente às 10.45 H, 13.45 H e 15.45 H. 

18 de maio - Dia Internacional dos Museus

Como vem sendo hábito, o Instituto dos Museus e da Conservação, em conjunto com os museus e palácios nacionais, dinamizou várias atividades neste dia, propiciando, também, entradas gratuitas na grande maioria dos seus espaços.
Também a 15 de maio se comemorou a Noite dos Museus, com atividades culturais e festivas  gratuitas, desde o início da tarde até cerca da meia-noite.
Grandes aliados das escolas, os museus caracterizam-se como lugares incontornáveis do património nacional e são o destino de muitas visitas de estudo. É com estas atividades que um largo número das nossas crianças e jovens tem oportunidade de contactar com as manifestações artísticas e culturais que individualizam o nosso povo, em  lugares de saberes, emoções e projetos que pertencem a todos nós.
Vamos, pois, valorizar os nossos museus!


Projeto "Bibliotecas de Língua Portuguesa para o Senegal"

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Samora Correia abraçaram um projeto promovido pela Atlas Cooperativa Cultural - CRL que tem por objetivo criar 10 Bibliotecas de Língua Portuguesa, no Senegal.
Estas bibliotecas, apenas de Língua Portuguesa, visam apoiar o ensino da nossa língua neste país e, para o efeito, pretende-se recolher livros novos ou usados, que podem ser encaminhados para as Bibliotecas Escolares do Agrupamento.
Podemos doar os seguintes livros, pré-acordo ortográfico:
  • Dicionários de Língua Portuguesa;
  • Dicionários de Português-Francês;
  • Gramáticas de Língua Portuguesa - 2.º, 3.º ciclos,
  • Cadernos de Atividades / Livros de Exercícios Práticos - 1.º, 2.º e 3.º ciclos;
  • Manuais de Língua Portuguesa 1.º e 2.º ciclos;
  • Livros de Literatura Lusófona : autores clássicos e contemporâneos portugueses, brasileiros, angolanos, moçambicanos;
  • Livros de Literatura Infanto-Juvenil.


Comemorações

Por esta altura, a nossa freguesia dispõe de muitas comemorações e eventos.
Desde festejar abril, a liberdade e o trabalho (25 de Abril, 1.º de Maio) usufruindo dos respetivos feriados, os samorenses dispõem também da Semana Taurina (26 de abril a 1 de maio) e da Feira Anual (2 a 6 de maio) para darem largas à sua aficion. Terra de grandes tradições tauromáquicas, Samora Correia mantém o respeito pelo seu passado, investindo na manutenção de manifestações taurinas variadas e constantes.

Desinformática

A semana passada todas as escolas do nosso agrupamento estiveram sem Internet. Um tal transtorno revirou completamente a vida de todos nós. Dantes, era possível sobreviver com o telefone, o fax; depois, tudo começou a ser pensado para dispormos das novas tecnologias a toda a hora. Quando as não há, regredir é quase impossível e inconcebível.

Mais um

O próximo "O livro da minha vida" contará com a dinamização do professor Carlos Bexiga e convidados. No dia 18 de abril, pelas 11.35 horas a turma D do 9.º ano e o CEF de Eletricidade vão conhecer mais sobre os sonetos de Florbela Espanca, esta fantástica poetisa do início do século XX, precursora do movimento feminista em Portugal.


Parabéns!


Estão de parabéns a professora Ana Rola e os seus alunos pelo seu empenho e pelos trabalhos!

Uma última semana e pêras!

Não poderíamos deixar de salientar aqui a última semana do 2.º período. Nesta altura, a nossa escola viveu um conjunto de atividades muito interessantes, dinamizadas por vários departamentos curriculares. Desde as habituais atividades desportivas às experiências que estavam à disposição de todos, no âmbito do Clube de Ciência e da disciplina de Ciências Naturais, passando pela Feira dos Minerais e da exposição de trabalhos dos aluno do CEF de eletricidade, entretenimentos não faltaram!
Parabéns a todos os envolvidos!

De volta

E cá estamos nós (e a chuva...) de volta às atividades escolares!
Para o ano terminar, falta o 3.º período, o mais intenso e o que tem os dias mais compridos.
É nesta altura que todos tem de aproveitar para mostrar o que valem e passarem de ano. Não se deitem a descansar "à sombra da bananeira"! Peçam ajuda aos vossos professores, deem sempre o vosso melhor, rentabilizem o vosso estudo e tudo correrá bem!

Encontro com o escritor Vítor Encarnação


Tudo começou na reunião da equipa da biblioteca,  quando  se planificou a Semana da Leitura e surgiu a hipótese de se convidar Vítor Encarnação para um encontro com alunos do 9.º ano, das turmas B e C.
    Vítor Encarnação é um escritor de 48 anos, natural de Aldeia de Palheiros, Ourique. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas e é, desde 1988, professor de Inglês e Alemão na Escola Secundária de Ourique. Cronista de jornais, é atualmente colaborador do semanário "Correio Alentejo". Entre poesia, compilações de crónicas e de contos, conta com nove obras no seu percurso literário, das quais se destacam, mais recentemente, Maçã de Adão (2010) e Fio de Ariadne (2011). Recebeu o Prémio Casa do Alentejo 2011 – Concurso de Conto, com "Suão", que cruza duas gerações, um avô e um neto e descreve a ponte de afetos que vai unir a referência urbana dos subúrbios de Lisboa e a ruralidade, presente num Alentejo deixado para trás na década de 60. No conto, entrelaçam-se cores e cheiros, que vão vestindo a paisagem, ao sabor das estações do ano. 
                Pela simplicidade do seu caráter e pela qualidade da sua escrita, este seria, certamente, um poeta/escritor a descobrir pelos nossos alunos. No 1.º período letivo, aquando da abordagem do texto poético, os nossos jovens contactaram com os seus livros de poesia e de crónicas  pela primeira vez e o entusiasmo foi muito, tendo mesmo alguns deles lido vários.
                Assim, quando decorreu a atividade destas turmas com o escritor Vítor Encarnação no auditório do Palácio do Infantado, no dia 6 de março, viveu-se um clima de entusiamo e são convívio, ficando os nossos jovens bastante satisfeitos, o que se manifestou por um comportamento exemplar. Como o escritor-poeta também referiu o seu agrado por tanto (e tão bem!) ter partilhado connosco, consideramos a MISSÃO CUMPRIDA!

Poemas à Solta

Porque somos uma escola que conta com uma multiculturalidade muito grande, nesta Semana da Leitura, aproveitámos para dizer poemas em vários locais e em várias línguas. 
A poesia invadiu o bar, os corredores, a secretaria; fez-se ouvir em romeno, chinês, crioulo,  na língua de Camões... Ouviu-se, saboreou-se e fruiu-se a poesia, a sonoridade, o que as palavras têm de misteriososo, de subjetivo, de bom.

Semana da Leitura

Decorreu de 4 a 8 de março a Semana da Leitura do nosso agrupamento de escolas, com "Poemas à Solta", "Sentir as palavras", "Livro Andante", encontro com escritores, atribuição de prémios a vencedores dos concursos, "Livro da minha vida", ... tantas e tão variadas atividades!

Portal das Paixões

A propósito do Dia de S. Valentim, a equipa da Biblioteca criou o "Portal das Paixões" para desabafos apaixonados em várias línguas. Ele ainda não está muito compostinho. Vamos alindá-lo? Vá lá! Só precisamos de inspiração porque paixões há muitas por cá...

Carnavalando

Foi com alegria que, na manhã de 8 de fevereiro, os nossos alunos, professores e funcionários participaram no desfile de máscaras. E se estavam giras!










Faz hoje anos

Nasceu em 1799, João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett , Visconde de Almeida Garrett (4 de fevereiro, 1799 - 9 de dezembro de 1854), que foi um poeta, dramaturgo , romancista e político . Ele é considerado como sendo o primeiro escritor do Romantismo em Portugal. É considerado como um dos maiores românticos da história e um verdadeiro revolucionário e humanista.

Escreveu, entre outras coisas, o romance Viagens na Minha Terra e Folhas Caídas, que tem poemas como este: 

DestinoQuem disse à estrela o caminho 
Que ela há-de seguir no céu? 
A fabricar o seu ninho 
Como é que a ave aprendeu? 
Quem diz à planta «Florece!» 
E ao mudo verme que tece 
Sua mortalha de seda 
Os fios quem lhos enreda? 

Ensinou alguém à abelha 
Que no prado anda a zumbir 
Se à flor branca ou à vermelha 
O seu mel há-de ir pedir? 
Que eras tu meu ser, querida, 
Teus olhos a minha vida, 
Teu amor todo o meu bem... 
Ai!, não mo disse ninguém. 

Como a abelha corre ao prado, 
Como no céu gira a estrela, 
Como a todo o ente o seu fado 
Por instinto se revela, 
Eu no teu seio divino . 
Vim cumprir o meu destino... 
Vim, que em ti só sei viver, 
Só por ti posso morrer. 

Almeida Garrett, in 'Folhas Caídas'

Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Comemora-se, hoje, o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro, data cuja dinamização de atividades está a cargo da, entre outras, Liga Portuguesa Contra o Cancro e cujo site podes consultar aqui
Esta doença é uma das mais mortais do nosso planeta e, em todo Mundo, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com cancro e 7,6 milhões morrem da doença. No entanto, 40% dos casos são potencialmente evitáveis. No encerramento da Cimeira Mundial Contra o Cancro, realizada em Paris, foi elaborado e assinado, a 4 de Fevereiro de 2000, um documento conhecido por Carta de Paris, com o objectivo de mobilizar esforços e investimentos internacionais no combate a esta doença, tendo essa data sido escolhida pela UICC – União Internacional Contra o Cancro para Dia Mundial da Luta Contra o Cancro.

Clube da Ciência

Temos a funcionar na Escola Básica 2, 3 do Prof. João F. Pratas um clube muito dinâmico, que conta com a participação de alunos empenhados em divulgar o que por lá se faz. Para isso, criaram um blogue, que podes descobrir em  http://clubecienciasasc.wix.com/aesc.
O Clube de Ciência é dinamizado por 2 professores de Físico- Químicas e funciona no seguinte horário:
terça – feira, sala 1    ( Das 14.15 h   às   15.00 h  )
quarta – feira, sala 1  ( Das 14.15 h   às   15.00 h  )
sexta – feira , sala 3   ( Das 10.00 h   às   11.30 h  )
Neste Clube, podes realizar experiências fantásticas e testar e desenvolver os teus conhecimentos.




 


 


Poesias precisam-se





Está quase, quase a terminar o prazo de entrega dos poemas para o Concurso de Poesia!
Temos já alguns textos muito bonitos, mas gostaríamos de contar com mais.
Afinal, somos ou não somos um país de poetas?!



Faz hoje anos

A  21 de Janeiro de 1961, morre, em Lisboa, João Henrique Pereira Villaret, ator, encenador e declamador português. Artistas e intelectuais desfilaram perante a urna com os restos mortais de João Villaret e milhares de pessoas estiveram presentes no seu funeral, numa impressionante manifestação de pesar. ("O Leme - Efemérides")
Podemos comprovar o seu enorme talento de diseur aqui.



Faz hoje anos


A 21 de Janeiro de 1885 é suspensa a publicação do semanário ilustrado humorístico O António Maria. O primeiro número deste semanário saiu em 12 de Junho de 1879, prometendo fazer "em prosa e em verso, à pena e a carvão, a silhueta da sociedade portuguesa do último quartel do século XIX". Publicou-se de 1879 a 1885, tendo reaparecido, numa 2ª série, de 1891 a 1899. O António Maria viria a converter-se no mais notável álbum de caricaturas até então produzido em Portugal. Fundado e dirigido por Rafael Bordalo Pinheiro, contou com a colaboração literária de Ramalho Ortigão e de outras conhecidas figuras da época. ("O Leme - Efemérides")

Concurso Nacional de Leitura

Decorreu no passado dia 9 a primeira eliminatória do Concurso Nacional de Leitura. As escolas dos 2.º e 3.º ciclos de Samora Correia Correia e Porto Alto contaram com alguns participantes e, apesar de só poderem ser apurados os alunos que ficaram nos 3 primeiros lugares, todos estão de parabéns pelo seu entusiasmo e disponibilidade para esta atividade. 
Assim, os resultados apuraram 6 vencedores e 2 alunos suplentes, no conjunto das 2 escolas. São eles:
 Samora Correia
1.º Lugar - Sofia Costa - 8.º B - 62 pontos;
2.º Lugar - Ana Louro - 9.º C - 59 pontos; 
               - Sílvia Ribeiro - 9.º E - 59 pontos; 
suplente - Bruna Neves - 8.º B - 55 pontos
Porto Alto
1.º Lugar - Delfim Lopes - 7.º A - 63 pontos;
2.º Lugar - M.ª Leonor Lobo - 8.º C - 55 pontos;
3.º lugar -  Henrique Ribeiro - 7.º B - 54 pontos;
suplente - Rui Pinto - 7.º B - 54 pontos
Seguir-se-á a prova a nível distrital, no final de abril, na qual vão participar os representantes das nossas escolas.
Parabéns a todos!
Preparem-se bem, miúdos!



Concurso de Leitura

Já leram as obras todas para o Concurso de Leitura? A primeira eliminatória é já na próxima quarta-feira! 
Boa sorte a todos os participantes!

Morte de Inês de Castro


A 7 de janeiro de 1355 morreu Inês de Castro. 
Famosa pela paixão arrebatadora que inspirou no príncipe D. Pedro, esta dama galega deu origem a uma das mais famosas histórias de amor do nosso país. Os ingleses tiveram Romeu e Julieta, nós tivemos D. Pedro e D. Inês de Castro.
Consta que entre D. Inês e o príncipe foi amor à primeira vista e nem o facto de D. Pedro ter casado com D. Constança os impediu de o concretizarem. Muitas peripécias aconteceram, mas tudo culminou na condenação à morte de D. Inês, a mando de D. Afonso IV, no dia 7 de janeiro de 1355.

Reza a lenda que D. Pedro afirmou que tinha casado com D. Inês em segredo, depois da morte de D. Constança e, por isso, quando trasladou o seu corpo para o maravilhoso túmulo que mandou construiu para ambos em Alcobaça, ordenou que todos lhe beijassem a mão e lhe prestassem vassalagem. Mas estas são outra histórias...



2.º Período

Chegámos ao 2.º período!
E as avaliações, heim? E as comidinhas boas das festas?
Agora, é tempo de repensar o que correu bem (e é isso que vamos continuar a fazer) e o que correu mal - para o podermos reformular.
Bom ano novo!

Onde moram as coisas

     Esta semana, algumas das turmas de 5.º ano, da Escola Básica de Porto Alto, participaram na atividade "Onde Moram as Coisas",...

Publicações mais vistas