Encontro com o escritor Vítor Encarnação


Tudo começou na reunião da equipa da biblioteca,  quando  se planificou a Semana da Leitura e surgiu a hipótese de se convidar Vítor Encarnação para um encontro com alunos do 9.º ano, das turmas B e C.
    Vítor Encarnação é um escritor de 48 anos, natural de Aldeia de Palheiros, Ourique. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas e é, desde 1988, professor de Inglês e Alemão na Escola Secundária de Ourique. Cronista de jornais, é atualmente colaborador do semanário "Correio Alentejo". Entre poesia, compilações de crónicas e de contos, conta com nove obras no seu percurso literário, das quais se destacam, mais recentemente, Maçã de Adão (2010) e Fio de Ariadne (2011). Recebeu o Prémio Casa do Alentejo 2011 – Concurso de Conto, com "Suão", que cruza duas gerações, um avô e um neto e descreve a ponte de afetos que vai unir a referência urbana dos subúrbios de Lisboa e a ruralidade, presente num Alentejo deixado para trás na década de 60. No conto, entrelaçam-se cores e cheiros, que vão vestindo a paisagem, ao sabor das estações do ano. 
                Pela simplicidade do seu caráter e pela qualidade da sua escrita, este seria, certamente, um poeta/escritor a descobrir pelos nossos alunos. No 1.º período letivo, aquando da abordagem do texto poético, os nossos jovens contactaram com os seus livros de poesia e de crónicas  pela primeira vez e o entusiasmo foi muito, tendo mesmo alguns deles lido vários.
                Assim, quando decorreu a atividade destas turmas com o escritor Vítor Encarnação no auditório do Palácio do Infantado, no dia 6 de março, viveu-se um clima de entusiamo e são convívio, ficando os nossos jovens bastante satisfeitos, o que se manifestou por um comportamento exemplar. Como o escritor-poeta também referiu o seu agrado por tanto (e tão bem!) ter partilhado connosco, consideramos a MISSÃO CUMPRIDA!

Poemas à Solta

Porque somos uma escola que conta com uma multiculturalidade muito grande, nesta Semana da Leitura, aproveitámos para dizer poemas em vários locais e em várias línguas. 
A poesia invadiu o bar, os corredores, a secretaria; fez-se ouvir em romeno, chinês, crioulo,  na língua de Camões... Ouviu-se, saboreou-se e fruiu-se a poesia, a sonoridade, o que as palavras têm de misteriososo, de subjetivo, de bom.

Semana da Leitura

Decorreu de 4 a 8 de março a Semana da Leitura do nosso agrupamento de escolas, com "Poemas à Solta", "Sentir as palavras", "Livro Andante", encontro com escritores, atribuição de prémios a vencedores dos concursos, "Livro da minha vida", ... tantas e tão variadas atividades!

Onde moram as coisas

     Esta semana, algumas das turmas de 5.º ano, da Escola Básica de Porto Alto, participaram na atividade "Onde Moram as Coisas",...

Publicações mais vistas