Dando continuidade ao projeto que iniciámos este ano no nosso agrupamento, o Plano Nacional de Leitura tem, agora, um novo desafio: fotografa-te a ler. Fotografa alguém da tua família a ler. EM CASA, claro.
Blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Samora Correia, concelho de Benavente, distrito de Santarém.
Clube de Leitura PNL2027 a ler!
Atualmente, a leitura literária e individual tem vindo a dar lugar à leitura plural e social. Cada vez mais os espaços de leitura são híbridos e o digital induz-nos a novas dinâmicas de leitura. Assim, a equipa do PNL2027 quer proporcionar a todos os leitores um novo espaço de leitura – O Clube de Leitura PNL2027 a ler!
Destina-se a todos que gostam de ler e de livros. Juntos, vamos descobrir, partilhar reflexões e inquietações a partir de uma experiência de leitura de um livro recomendado pelo PNL2027.
Mais informações e regulamento em http://www.pnl2027.gov.pt/np4/clubedeleiturapnl2027.html
Pordata KIDS
aos professores e Encarregados de Educação e Famílias:
O contexto excecional que estamos a viver impôs o fecho das escolas. Como outras atividades escolares, as ações de formação Pordata e Pordata Kids foram suspensas. Acresce termos a família toda em casa, em isolamento social e, portanto, com necessidade de atividades para ocupar o tempo da melhor forma. Vimos, pois, apresentar-lhe a Pordata Kids.
Sabe o que é? Um sítio online, <https://www.pordatakids.pt/Inicio>, que representa uma cidade em miniatura, construída a pensar nos mais novos, particularmente nas crianças entre os 8 e os 12-14 anos. Apresenta os números de Portugal, dos municípios e da Europa numa linguagem simples e com um visual colorido e amigável. Está preparado para telemóveis, tablets e, claro, computadores!
Quais os temas que aborda?
A cidade Pordata Kids aborda 10 grandes temas, cuja exploração permite descobrir inúmeros factos sobre o mundo em que vivemos. Todos os dados são apresentados em forma de perguntas.
Para que serve? É uma ferramenta educativa e lúdica. Tem uma área Escolas <https://www.pordatakids.pt/Escolas> onde se encontram fichas de trabalho de apoio às disciplinas de Estudo do Meio (3.º e 4.º anos), História e Geografia (5.º e 6.º anos) e Matemática (3.º a 6.º anos).
E uma área de Jogos onde o lema é mesmo aprender de forma divertida e, porque não, com toda a Família! Podem começar, por exemplo, por descarregar o jogo “Perguntas à solta” que se encontra aqui: <https://www.pordatakids.pt/Jogos>.
A Pordata Kids, tal como a Pordata (<https://www.pordata.pt/>), é um sítio criado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos que oferece informação isenta, atual e rigorosa. As sessões de formação Pordata e Pordata Kids realizadas pela Academia Pordata, em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares, já formaram mais de 110 mil alunos e professores.
Agora, com as atividades escolares a encerrar para férias de Páscoa, o nosso convite é mesmo para que miúdos e graúdos se juntem a descobrir e a explorar a cidade Pordata Kids. Se tiver dúvidas, escreva-nos para: academiapordata@ffms.pt.
Proteja-se, a si e à sua Família, permanecendo em casa! E aproveite para viajar pela Pordata Kids, temos a certeza que se divertirá!
Biblioteca Digital
"Ah e tal, não posso ler... Não tenho comigo nenhum livro de jeito..."
Não, não vai dizer estas coisas!
As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Samora Correia podem dar-lhe conselhos sobre leituras e acesso a livros digitais, para si e/ou para os seus, pequenos e graúdos.
É só ir ao link abaixo, do Plano Nacional de Leitura.
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/biblioteca/index.php
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/biblioteca/index.php
(Sim, sim, eu compreendo... Também eu prefiro ler em livros de papel... Mas, nestas alturas de pandemia, "Quem não tem cão, caça com gato"... Boas leituras!)
Fanzinando
Esta é uma ideia que podemos aproveitar para dar asas à imaginação e desenvolver a criatividade, agora que temos tempo e crianças para entreter: elaborar Fanzines.
Só precisamos de revistas, cola, tesoura e material de pintura para "dar uns toques" ou realçar alguma coisa.
Este foi feito a pensar na decoração das nossas Bibliotecas Escolares.
Mãos à obra!
Audiolivros para crianças
Já que não podemos ir às nossas Bibliotecas Escolares requisitar livros para nos deliciarmos em casa, que tal ouvirmos livros?
http://projectoadamastor.org/audiolivros-para-criancas/?fbclid=IwAR3Tii6GEYCJRInFiYGYilyDCvaJo26Lq0WLF1KIGt7KlU5P-pWVTLHGQvY
Vamos experimentar o "Projeto Adamastor"?
http://projectoadamastor.org/audiolivros-para-criancas/?fbclid=IwAR3Tii6GEYCJRInFiYGYilyDCvaJo26Lq0WLF1KIGt7KlU5P-pWVTLHGQvY
Vamos experimentar o "Projeto Adamastor"?
200 ferramentas digitais para educação
No sentido de ajudar toda a comunidade escolar, sugerimos a consulta do link abaixo, para sugestões de ferramentas digitais.
https://linhadeleitura.wordpress.com/ferramentas-digitais-para-educacao/?fbclid=IwAR1VP-Xp1zB_OSwOu--4N9ofDbQEZQPdJNavgMrA_cUOoKih0icNmVEpybgSTOP contágio - Vamos jogar?
A Direção Geral de Saúde propõe, nestes dias em que temos de estar resguardados nas nossas casas, este jogo sobre o "Covid 19", destinado a toda a família:
Trata-se de um bom recurso, porque além da pontuação, vai reforçando a informação correta. Vamos experimentar?
"A (nossa) maior flor do mundo" - de José Saramago
Sempre com muita esperança de poder, em breve, estar com os nossos alunos e trabalhar nas nossas Bibliotecas Escolares, hoje, fizemos um livro infinito para apoiar a magnífica narrativa A maior flor do mundo, de José Saramago.
Livros vários
Com tempo, e amando explorar as diferentes mecânicas de fazer livros, temos prontos:
O Cuquedo, de Clara Cunha e Paulo Galindro, em livro túnel;
e O segredo do rio, de Miguel Sousa Tavares.
Aguardamos, ansiosamente, que tudo fique bem para os podermos partilhar nas nossas BE...
Tudo vai ficar bem!...
Todos os humanos que estão vivos nunca tinham passado por uma situação de perigo coletivo como a que se está a experienciar, neste momento.
Apesar de, infelizmente, existirem muitos países que se debatem com guerras, com fome, com intempéries ou períodos de seca extrema, nós por cá, na Europa, estávamos resguardados de perigos tão letais e tão universais.
Chegou o momento de aprendermos outro modo de vida e de nos disciplinarmos para, unidos, acreditarmos que "Vamos todos ficar bem!".
(Martina do 4.º F5 da Escola Básica da Fonte dos Escudeiros e o seu irmão)
Obras na escola
O Departamento das Artes divulga, de forma contínua, pelas duas escolas do 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento, peças de arte, em vários materiais e formatos, através do projeto "Obras na escola".
E que bem que ficam nas nossas BE!
Semana da Leitura - contador de histórias
À semelhança do ano transato, também este ano letivo, a Câmara Municipal de Benavente patrocinou um encontro com um contador de histórias. Assim, os alunos de 8.º ano da Escola Básica e Secundária do prof. João Fernandes Pratas tiveram oportunidade de participar nesta atividade de partilha de histórias pelo Bruno Batista e parece que gostaram muito...
Ainda bem!
O Poder da Palavra
Também ontem, mas de tarde, teve lugar o encontro entre docentes e o autor e psicólogo José Miguel Oliveira.
Sob o lema do poder que as palavras têm, foi a vez dos professores refletirem sobre a forma como utilizam as palavras em todos os momentos da vida e como elas a podem condicionar/influenciar. E também foi uma animação, como sempre que este fantástico comunicador nos visita!...
Obrigada, Zé Miguel!
Mais Histórias Esquisitas...
E como só faltava apresentar aos meninos de 4.º ano da escola das Acácias a História Esquisita, do caríssimo José Miguel Oliveira, ontem foi a vez deles se divertirem e refletirem sobre a importância da inclusão.
Concurso de Poesia 2019/2020 - vencedores
O júri já reuniu e o júri é soberano: foram apurados os vencedores do Concurso de Poesia 2019/2020 do Agrupamento de Escolas de Samora Correia. São eles:
1.º escalão
Tema: "Samora Correia: um território a descobrir"
Miguel Nicolau, do 2.º B5 (Escola Básica da Fonte dos Escudeiros)
Tema Livre
Margarida Gaspar 4.º F5 (Escola Básica da Fonte dos Escudeiros)
1.º escalão
Tema: "Samora Correia: um território a descobrir"
Miguel Nicolau, do 2.º B5 (Escola Básica da Fonte dos Escudeiros)
"Samora Correia"
A minha
terra é Samora Correia,
onde estou a
crescer e à aprender
ando sempre
na brincadeira
e é aqui que
gosto de viver.
Temos o
palácio do Infantado
Onde vou
conhecer os escritores
Oiço lá
lindas histórias
Com magia e
muitas cores.
Tema Livre
Margarida Gaspar 4.º F5 (Escola Básica da Fonte dos Escudeiros)
"O Mar"
Se eu fosse peixe
Era o meu lar
Mesmo não sendo
Temos de o cuidar.
Para o desfrutar
temos de o salvar
Seja peixe ou polvo
Precisamos de nos alimentar
A nossa escola
Liga muito a isso.
O mar
É o nosso paraíso.
3.º escalão
Tema Livre
Inês Veríssimo 9.º A (Escola Básica e Secundária do prof. João F. Pratas)
"Lua"
A Lua faz-me
lembrar
As noites de
verão…
Não há luar
como aquele
que sinto no
meu coração…
A Lua faz-me
lembrar
Os teus
olhos a brilhar…
Não há
pessoa que resista
a esse
simples olhar…
A lua faz-me
lembrar
aquilo que
estou a perder,
a pessoa que
mais amo no mundo
e que um dia
irei esquecer…
4.º escalão
Tema: "Samora Correia: um território a descobrir"
Professora Hélia Ventura (Escola Básica n.º 2 de Porto Alto)
"A Viagem do Rio da Minha Terra"
Afluente do Sorraia,
Lá de longe ele vem,
Menino do Alentejo,
Arraiolos é a sua mãe,
Noroeste é o seu caminho,
Samora Correia a sua paragem,
O rio segue mansinho,
Realizando sua viagem.
Não se verificaram candidatos do 2.º escalão, mas tivemos imensos e lindos poemas concorrentes do primeiro ciclo. Parabéns a todos os participantes e as nossas felicitações aos fantásticos vencedores! Os prémios serão entregues oportunamente.
Alexandra Gonçalves no AESC
Dando início à Semana da Leitura, fomos honrados com a presença da ilustradora Alexandra Gonçalves na Escola Básica de Samora Correia e na Escola Básica n.º 2 de Porto Alto, numa atividade dedicada aos alunos do ensino pré-escolar e do 1º e 2º anos. Foi um prazer ver a alegria dos nossos meninos. A fluência e o rigor do traço, a que tivemos oportunidade de assistir, revelam a arte de Alexandra Gonçalves. Obrigado a ela e aos nossos alunos. Um obrigado às docentes que os acompanharam, sempre colaborantes e sempre disponíveis. Juntos, e com a colaboração de todos, conseguiremos transformar a Biblioteca Escolar no coração da escola!
"A Bailarina"
O poema de segunda-feira da atividade "Diga Bom Dia com poesia!", para o primeiro ciclo, foi "A bailarina", de Cecília Meireles. Reparem nos fantásticos desenhos que os meninos do 2 B5, da Escola da Fonte dos Escudeiros, da professora Isabel Simões, fizeram! Não estão uma delícia?
Subscrever:
Mensagens (Atom)
Onde moram as coisas
Esta semana, algumas das turmas de 5.º ano, da Escola Básica de Porto Alto, participaram na atividade "Onde Moram as Coisas",...

Publicações mais vistas
-
PARABÉNS, ANA CAVACO, DO 8.º F! A nossa querida aluna foi a vencedora nacional do 3.º ciclo do Concurso "Ser escritor é cool!" c...
-
O CRIB apanhou boleia da chuvinha de hoje e visitou o JI António José Ganhão. Para receber esta fantástica equipa, contamos com o 1.º A2,...
-
Esta semana, algumas das turmas de 5.º ano, da Escola Básica de Porto Alto, participaram na atividade "Onde Moram as Coisas",...
-
É assim que gostamos de ver as Bibliotecas Escolares! (visite nossa biblioteca digital em https://bibliotecadigitalaesc.webnode.pt/ )
-
O 9.º C refletiu e chegou à conclusão de que LER pode ser tanta coisa! E está tudo bem! ( visite nossa biblioteca digital em https://bibli...
-
Dado o mote para o tema do ano, "500 anos de Camões", recebemos vários poemas para o concurso, obedecendo ao tema ou de tema livre...
-
Na Escola Básica n.º 2 de Porto Alto, há um adereço na BE que faz as delícias de todos os alunos: o fantocheiro. Tudo começou com um grupo...
-
Qualquer alerta que se faça, todas as chamadas de atenção, ou o mais pequeno gesto são importantes para despertar consciências e formar cid...
-
Esta semana o Projeto Parlamento dos Jovens esteve ao rubro. A campanha eleitoral continua a marcar a presença nas nossas escolas, tanto n...
-
Com estas sugestões, os professores de matemática do nosso agrupamento vêm provar-nos que a poesia é transversal e, tal como a matemática,...