Acesso condicionado à BE

Devido à pandemia, a BE continua a funcionar para todos. Só que de forma diferente ...




Funcionamento condicionado da Biblioteca Escolar

 

ACESSO À BIBLIOTECA ESCOLAR

 

  1. Para usufruir dos espaços da Biblioteca Escolar (BE), deve o usuário ter em conta os procedimentos seguintes:

a) fazer-se acompanhar do seu material escolar e dele cuidar isoladamente; 

b)    seguir a sinalética, salvaguardando a orientação para a entrada e para a saída, observar o distanciamento marcado e aguardar a sua vez, até ser atendido por um membro da equipa da BE, de serviço / professor acompanhante;

c)     proceder à higienização das mãos, no dispensador de desinfetante à entrada e à colocação da máscara;

d)    só ocupar os espaços adequados e fazer uso dos recursos da BE em proveito da sua atividade escolar / cultural, a título individual;

e)    a lotação máxima do espaço da BE é o correspondente a um(a) grupo / turma;

f)     é interdito comer ou beber, durante a permanência na Biblioteca Escolar, bem como partilhar materiais;

g)    cumprir com as regras do Regulamento Interno do Agrupamento, com particular atenção no que respeita ao vestuário e à sua apresentação;

 

UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DA BE

 

 

1    A consulta de documentos áudios, vídeos e multimédia próprios (CD, DVD, cassete, CD ROM, ...) nos equipamentos da Biblioteca Escolar sem o conhecimento e autorização do assistente operacional da biblioteca / professor responsável presente é expressamente proibida. 

2    As atividades curriculares com professores a decorrerem devem ser marcadas, pelo menos, com 48 horas de antecedência e planeadas com equipa das BE,  de forma a evitar impedimentos, bem como sobrelotação do espaço.

3 -    A equipa das BE esforçar-se-á por estar à disposição dos utilizadores para os orientar na pesquisa temática relativa aos trabalhos que têm de realizar. Contudo, compete a cada professor, que solicita ao aluno determinada leitura ou tarefa, a indicação dos suportes escritos, audiovisuais ou informáticos necessários.

4    Como está interdita a utilização de auscultadores comuns na BE, podem os usuários fazer uso dos seus equipamentos próprios.

5    O tempo de permanência na BE será gerido pelo elemento da equipa de serviço, de acordo com a necessidade do(s) usuário(s).

6    A utilização dos recursos pelos professores a decorrer fora do espaço da BE, deve ser solicitada, pelo menos, com 24 horas de antecedência e planeada com a equipa das BE, de forma a evitar impedimentos e serão transportados pelo professor requisitante ou por algum elemento da equipa da BE de serviço.  

7    A requisição domiciliária é realizada, na BE, por solicitação do educador / professor titular, mediante requisição prévia do espaço, de acordo com o disposto no n.º 2. No caso de impedimento de deslocação à BE do educador / professor titular, a equipa deslocar-se-á às salas de aula com propostas de requisição de livros, mediante acordo prévio com o docente da disciplina de português. No ensino pré-escolar e no 1.º ciclo, este procedimento será realizado de acordo com um horário acordado entre a equipa da BE e o educador / professor titular.

 

 

HORÁRIO

 

         O horário de funcionamento da Biblioteca Escolar deve estar de acordo com a necessidade dos seus utentes e a disponibilidade da equipa e é afixado nos locais de estilo. No  presente ano letivo, contará, também, com um atendimento síncrono e assíncrono, por parte das professoras bibliotecárias, destinado a todos os Elementos da Comunidade escolar e que será divulgado nas redes sociais da BE e no portal do Agrupamento. 

 

 

 

ÁREAS FUNCIONAIS

 

            Os espaços que ajustam à Biblioteca Escolar, devidamente identificado por sinalética apropriada, são:

            - Área de atendimento / acolhimento : espaço de referência da biblioteca, é o local onde estão centralizadas as atividades de apoio aos usuários: requisição / levantamento e devolução de recursos (consulta local, domiciliária e para sala de aula); requisição de equipamento.

            - Área de audiovisuais : local destinado à utilização de recursos de áudio (para fins informativos ou de entretenimento) e / ou visionamento de documentários ou filmes, com finalidades educativas e / ou lúdicas, mediante o uso de auscultadores.

            - Área de leitura informal : espaço de leitura presencial.

            - Área de leitura e pesquisa (estudo / trabalho) : espaço indicado para consulta de livros, documentos impressos, realização de trabalhos escritos, para estudo ou trabalho individual.

- Área de informática : destinada a consulta e produção de trabalhos em formato eletrónico, pela utilização de computadores, acesso à Internet, consulta de documentos em suportes digitais e multimédia e entretenimento pedagógico.

 Os percursos para cada uma das áreas necessárias da BE devidamente assinalados e devem ser cumpridos rigorosamente pelos usuários do espaço.

 

 

 

 

            Aprovado na reunião de Conselho Pedagógico de 23/09/2020

                                   UMAUma coordenadora da BE


Sem comentários:

Enviar um comentário

A BE e a leitura...

Leitura do livro A maior flor do mundo  de José Saramago   Privilegiando a leitura, a BE é parceira na realização de atividades que promovam...

Publicações mais vistas