O Dia Internacional para a Consciencialização Contra as Minas e de Assistência à Desminagem tem lugar a 4 de abril e tanto a princesa Diana como Angelina Jolie foram duas das personalidades que se empenharam no combate a este flagelo que tantos estropiados provoca, em vários países.
O dia foi criado pelas Nações Unidas em 2006, com o objetivo de sensibilizar o público sobre o perigo das minas terrestres antipessoais e de promover o processo de limpeza destas minas.
As minas terrestres são armas que se compram a baixo custo e que se escondem facilmente debaixo da terra. Já a sua remoção é difícil e demorada. As minas são plantadas durante os conflitos armados, sem registo da sua localização, tornando as populações civis as principais vítimas, mesmo passados anos sobre os conflitos.
Anualmente morrem cerca de 5 mil pessoas vítimas de minas terrestres, e muitas mais ficam mutiladas.
Colômbia, Afeganistão, Myanmar, Camboja e Paquistão são os países com mais vítimas de minas. Já os países identificados com produtores de minas são: Birmânia, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Cuba, Estados Unidos, Índia, Irão, Paquistão, Rússia, Singapura e Vietname.
Sem comentários:
Enviar um comentário