100.º aniversário do Armistício

No dia 11 de novembro de 1918 era assinado o Armistício de Compiègne entre os Aliados e a Alemanha, dentro de um vagão-restaurante, na floresta de Compiègne, na França, com o objetivo de encerrar as hostilidades na frente ocidental da Primeira Guerra Mundial. Os principais signatários foram o Marechal Ferdinand Foch, comandante-em-chefe das forças da Tríplice Entente, e Matthias Erzberger, representante alemão. Naquele dia, Foch enviou uma mensagem por telégrafo para todos os seus comandantes: "As hostilidades cessarão em toda a frente no dia 11 de novembro às 11h, no horário da França."  
A chamada Grande Guerra tirou a vida de cerca de 9 milhões de soldados e deixou outros 21 milhões feridos. Indiretamente, morreram vítimas da guerra perto de 10 milhões de civis. Os dois países mais afetados foram Alemanha e França, cada um enviou para os campos de batalha cerca de 80% de sua população do sexo masculino, com idades entre 15 e 49 anos. Portugal foi um dos países que enviou soldados para combater na grande guerra, em França, e registaram-se cerca de 7000 baixas. 
No passado domingo, 11 de novembro, assinalou-se o 100.º aniversário da assinatura do Armistício, com vários eventos, em vários países.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Mundial do Livro

 O Dia Mundial do Livro foi comemorado com a Biblioteca cheia de histórias....partilhas .... sorrisos e emoção! Muito obrigada!  

Publicações mais vistas