Comemorações

Por esta altura, a nossa freguesia dispõe de muitas comemorações e eventos.
Desde festejar abril, a liberdade e o trabalho (25 de Abril, 1.º de Maio) usufruindo dos respetivos feriados, os samorenses dispõem também da Semana Taurina (26 de abril a 1 de maio) e da Feira Anual (2 a 6 de maio) para darem largas à sua aficion. Terra de grandes tradições tauromáquicas, Samora Correia mantém o respeito pelo seu passado, investindo na manutenção de manifestações taurinas variadas e constantes.

Desinformática

A semana passada todas as escolas do nosso agrupamento estiveram sem Internet. Um tal transtorno revirou completamente a vida de todos nós. Dantes, era possível sobreviver com o telefone, o fax; depois, tudo começou a ser pensado para dispormos das novas tecnologias a toda a hora. Quando as não há, regredir é quase impossível e inconcebível.

Mais um

O próximo "O livro da minha vida" contará com a dinamização do professor Carlos Bexiga e convidados. No dia 18 de abril, pelas 11.35 horas a turma D do 9.º ano e o CEF de Eletricidade vão conhecer mais sobre os sonetos de Florbela Espanca, esta fantástica poetisa do início do século XX, precursora do movimento feminista em Portugal.


Parabéns!


Estão de parabéns a professora Ana Rola e os seus alunos pelo seu empenho e pelos trabalhos!

Uma última semana e pêras!

Não poderíamos deixar de salientar aqui a última semana do 2.º período. Nesta altura, a nossa escola viveu um conjunto de atividades muito interessantes, dinamizadas por vários departamentos curriculares. Desde as habituais atividades desportivas às experiências que estavam à disposição de todos, no âmbito do Clube de Ciência e da disciplina de Ciências Naturais, passando pela Feira dos Minerais e da exposição de trabalhos dos aluno do CEF de eletricidade, entretenimentos não faltaram!
Parabéns a todos os envolvidos!

De volta

E cá estamos nós (e a chuva...) de volta às atividades escolares!
Para o ano terminar, falta o 3.º período, o mais intenso e o que tem os dias mais compridos.
É nesta altura que todos tem de aproveitar para mostrar o que valem e passarem de ano. Não se deitem a descansar "à sombra da bananeira"! Peçam ajuda aos vossos professores, deem sempre o vosso melhor, rentabilizem o vosso estudo e tudo correrá bem!

Encontro com o escritor Vítor Encarnação


Tudo começou na reunião da equipa da biblioteca,  quando  se planificou a Semana da Leitura e surgiu a hipótese de se convidar Vítor Encarnação para um encontro com alunos do 9.º ano, das turmas B e C.
    Vítor Encarnação é um escritor de 48 anos, natural de Aldeia de Palheiros, Ourique. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas e é, desde 1988, professor de Inglês e Alemão na Escola Secundária de Ourique. Cronista de jornais, é atualmente colaborador do semanário "Correio Alentejo". Entre poesia, compilações de crónicas e de contos, conta com nove obras no seu percurso literário, das quais se destacam, mais recentemente, Maçã de Adão (2010) e Fio de Ariadne (2011). Recebeu o Prémio Casa do Alentejo 2011 – Concurso de Conto, com "Suão", que cruza duas gerações, um avô e um neto e descreve a ponte de afetos que vai unir a referência urbana dos subúrbios de Lisboa e a ruralidade, presente num Alentejo deixado para trás na década de 60. No conto, entrelaçam-se cores e cheiros, que vão vestindo a paisagem, ao sabor das estações do ano. 
                Pela simplicidade do seu caráter e pela qualidade da sua escrita, este seria, certamente, um poeta/escritor a descobrir pelos nossos alunos. No 1.º período letivo, aquando da abordagem do texto poético, os nossos jovens contactaram com os seus livros de poesia e de crónicas  pela primeira vez e o entusiasmo foi muito, tendo mesmo alguns deles lido vários.
                Assim, quando decorreu a atividade destas turmas com o escritor Vítor Encarnação no auditório do Palácio do Infantado, no dia 6 de março, viveu-se um clima de entusiamo e são convívio, ficando os nossos jovens bastante satisfeitos, o que se manifestou por um comportamento exemplar. Como o escritor-poeta também referiu o seu agrado por tanto (e tão bem!) ter partilhado connosco, consideramos a MISSÃO CUMPRIDA!

Leituras em família na biblioteca da Escola Básica n.º 2 de Porto Alto

Na tarde de sexta-feira, dia 19 de junho, houve uma leitura em família na biblioteca da Escola Básica n.º 2 de Porto Alto. A mãe e a irmã do...

Publicações mais vistas