"Menos Dis"

Há já alguns anos, o Gabinete de Psicologia, juntamente com um conjunto de professores do Ensino Especial e de Português da Escola 2,3 do Professor João Fernandes Pratas, implementaram um projeto que tinha por objetivo apoiar, de forma específica, os alunos que revelavam dificuldades de leitura e/ou de escrita. Desde então, em todos os anos letivos, estes alunos têm sido apoiados por uma equipa especializada, composta por docentes de português, que têm formação apropriada para os ajudar nas suas dificuldades. 
A Dislexia, a Disortografia, a Disgrafia, a Discalculia e a Dislália são transtornos de aprendizagem que prejudicam a capacidade de ler e/ou escrever ou proceder a operações de cálculo e causam muitas contrariedades e mau estar nos nossos alunos. Eles necessitam de apoios específicos, que ajudam a melhorar substancialmente a autoestima dos nossos jovens. Quem tem estas perturbações de aprendizagem não é doente, apenas precisa de ser ajudado de forma diferente. 
Em ambas as escolas do 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas de Samora Correia, mediante a sinalização do docente de Português, os discentes são sujeitos a uma avaliação que deteta, em concreto, a sua dificuldade, sendo, depois, encaminhados para uma hora de apoio com um professor de Português, que integra a equipa deste projeto que, no corrente ano letivo, se intitula "Menos Dis". 
Estes alunos devem, também, ser estimulados pelos encarregados de educação a ler, a escrever e a tirar partido destas formas de expressão tão completas e importantes no mundo em que vivemos. 
Se todos ajudarmos, não há "Dis" que resista!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Dia Mundial do Livro

 O Dia Mundial do Livro foi comemorado com a Biblioteca cheia de histórias....partilhas .... sorrisos e emoção! Muito obrigada!  

Publicações mais vistas