Dia Mundial da Proteção Civil

Hoje, comemora-se o Dia Mundial da Proteção Civil e o nosso concelho tem agendadas diversas iniciativas.

O Dia Mundial da Proteção Civil, ou Dia Internacional da Proteção Civil, é uma data global instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). Foi escolhido o dia 1 de março já que foi neste dia que entrou em vigor a Constituição desta organização e o seu  objetivo é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

Dia da Proteção Civil em Portugal

Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil no mesmo dia 1 de março, sendo uma efeméride criada pelo Despacho 6915/2008 de 21 de fevereiro do Ministro da Administração Interna.
A coordenação das comemorações do Dia da Proteção Civil está a cargo da Autoridade Nacional de Proteção Civil e de outras entidades com agentes do sistema nacional de proteção civil. Organizam-se habitualmente simulações, exposições, ações de sensibilização e outras iniciativas que tentam informar e integrar a população em geral na proteção civil. Este ano, celebra-se em Lisboa a data com o seminário “Proteção Civil e Sociedade do Risco”. 
O concelho de Benavente situa-se na  falha do Vale Inferior do Tejo, com direcção aproximada NE-SW, e que corresponde a uma fonte sismogénica em que se têm verificado vários eventos catastróficos (p. ex.: 1344, 1531, 1909), que atingem, por vezes com grande violência, a cidade de Lisboa. Foi nesta falha, provavelmente nas proximidades de Vila Franca de Xira, que ocorreu o sismo de 26 de Janeiro de 1531 (um dos mais energéticos com epicentro em terra), e que destruiu muitas aldeias no Vale de Santarém. Foi também nesta falha que se gerou o sismo de Benavente, em 23 de Abril de 1909 (que destruiu por completo esta vila e várias aldeias próximas, causando, também, danos em Lisboa), cuja magnitude está estimada entre 6 e 7,6, e que é considerado o sismo mais destruidor, em Portugal Continental, no século XX.
Assim, é da maior importância a articulação com a Proteção Civil do concelho, com o objetivo de alertar e preparar as nossas populações para situações de emergência.
fontes: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-protecao civil/; http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GA5_Sismos/57_Portugal/572_SismicidPort.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Clube de Leitura Lerás, na Escola Básica Fonte dos Escudeiros

      Hoje foi dia de Clube de Leitura!       Os alunos da turma do 1.º A5 construíram uma narrativa. Juntos deram largas à sua imaginação. ...

Publicações mais vistas