Dia Mundial da Proteção Civil

Hoje, comemora-se o Dia Mundial da Proteção Civil e o nosso concelho tem agendadas diversas iniciativas.

O Dia Mundial da Proteção Civil, ou Dia Internacional da Proteção Civil, é uma data global instituída pela Organização Internacional de Proteção Civil (OIPC). Foi escolhido o dia 1 de março já que foi neste dia que entrou em vigor a Constituição desta organização e o seu  objetivo é chamar a atenção dos vários países do mundo para a importância da proteção civil, nomeadamente para a prevenção e para a coordenação de esforços em caso de emergência e calamidade.

Dia da Proteção Civil em Portugal

Em Portugal comemora-se a data oficialmente como Dia da Proteção Civil no mesmo dia 1 de março, sendo uma efeméride criada pelo Despacho 6915/2008 de 21 de fevereiro do Ministro da Administração Interna.
A coordenação das comemorações do Dia da Proteção Civil está a cargo da Autoridade Nacional de Proteção Civil e de outras entidades com agentes do sistema nacional de proteção civil. Organizam-se habitualmente simulações, exposições, ações de sensibilização e outras iniciativas que tentam informar e integrar a população em geral na proteção civil. Este ano, celebra-se em Lisboa a data com o seminário “Proteção Civil e Sociedade do Risco”. 
O concelho de Benavente situa-se na  falha do Vale Inferior do Tejo, com direcção aproximada NE-SW, e que corresponde a uma fonte sismogénica em que se têm verificado vários eventos catastróficos (p. ex.: 1344, 1531, 1909), que atingem, por vezes com grande violência, a cidade de Lisboa. Foi nesta falha, provavelmente nas proximidades de Vila Franca de Xira, que ocorreu o sismo de 26 de Janeiro de 1531 (um dos mais energéticos com epicentro em terra), e que destruiu muitas aldeias no Vale de Santarém. Foi também nesta falha que se gerou o sismo de Benavente, em 23 de Abril de 1909 (que destruiu por completo esta vila e várias aldeias próximas, causando, também, danos em Lisboa), cuja magnitude está estimada entre 6 e 7,6, e que é considerado o sismo mais destruidor, em Portugal Continental, no século XX.
Assim, é da maior importância a articulação com a Proteção Civil do concelho, com o objetivo de alertar e preparar as nossas populações para situações de emergência.
fontes: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-da-protecao civil/; http://w3.ualg.pt/~jdias/GEOLAMB/GA5_Sismos/57_Portugal/572_SismicidPort.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parabéns, Carolina!

    A aluna Carolina Barra foi a vencedora do 3.º Escalão, do prémio do Concurso de Poesia do Agrupamento de Escolas de Samora Correia.    ...

Publicações mais vistas