Sabias?

 Kilt

Os homens na Escócia não usam SAIA, eles usam KILT. O Kilt é uma peça de vestuário tipo uma saia, mas que tem características específicas, como o corte, o tecido, a forma de amarrar etc. O Kilt é feito de lã grossa, estampada com o Tartan, que é o padrão quadriculado que identifica os clãs e cada clã tem o seu. 

Kilt, de acordo com o dicionário, é um termo em escocês que significa “enrolar como uma saia”, e tem origem escandinava, derivada da palavra  kjalta  (nórdico antigo). 

De origem gaélica, o Kilt surgiu no século XVI e era uma peça maior, com um tecido que se colocava por cima dos ombros. No século XVII, apareceram as primeiras versões como o conhecemos hoje, só da cintura até o joelho. O Kilt era usado também como uniforme pelos exércitos escoceses até a Primeira Guerra Mundial. 

 De modo geral, é uma vestimenta FORMAL, reservada para ocasiões especiais, como festas, casamentos, formaturas ou celebrações nacionais

O Kilt só era usado nas Highlands, enquanto noutras partes da Escócia era visto como algo típico de povos bárbaros. Era uma peça de vestuário tão enraizada na cultura escocesa, e especialmente nas Highlands, que foi banida entre 1746 e 1782, como tentativa do governo britânico para suprimir a identidade dos Highlanders, após a derrota da Revolução Jacobita. Depois deste período, os povos do sul da Escócia passaram a ter mais simpatia pelos Highlanders e pela sua cultura e o Kilt foi ficando mais popular, mas só se tornou mais conhecido como parte de toda a Escócia mesmo a partir do século XIX. 

Os Kilts chegam até aos joelhos e, para usos mais tradicionais, faz parte de uma composição que inclui várias outras peças: camisa, colete, casaco, pregadeira com o símbolo do clã, meias até o joelho,  flashes (tecido decorativo preso às meias, que deve combinar com o padrão do kilt), sapatos, uma pequena bolsa levada à cintura e posicionada na parte da frente, que serve como uma carteira, já que o kilt não tem bolsos, e uma faca, inserida na meia que, antigamente, servia para múltiplos usos, mas hoje em dia é meramente decorativa. 

O Kilt tem muitas vantagens: é quente devido à composição de lã, permite liberdade de movimento e é muito fácil de colocar e tirar, já que é enrolado na cintura. Além disso, para aqueles que o usavam séculos atrás, andar com calças na chuva e na lama fazia com que as pessoas ficassem muito tempo com o tecido molhado no corpo, então, o Kilt, que ia só até os joelhos, facilitava secar as pernas e pés e evitava a proliferação de doenças, além de trazer mais conforto. 

Hoje em dia, qualquer homem, escocês ou não, pode usar e até criar seu próprio Tartan. Os kilts tradicionais são feitos por alfaiates e companhias que estão no negócio há anos e os preços são elevados, refletindo todo o trabalho de criar essas peças. Versões mais populares, com tecidos mais baratos e “para turista ver” são encontrados em qualquer loja para turistas.

Famosos que usam Kilt:

 Príncipe Carlos de Inglaterra

 Sean Connery, ator, o primeiro 007

 Sam Heughan, o James Fraser de Outlander

Os homens de kilt não usam roupa interior?

Tradicionalmente, não se vestia nada por baixo e alguns regimentos do exército, inclusive, proibiam usar. Mas, hoje em dia, por variadas razões, quem decide é quem veste a peça. Alguns grupos recomendam o uso de alguma peça íntima, enquanto outros acham que a tradição deve ser mantida e não há nada de errado em não vestir nada por baixo...

Mulheres usam Kilt?

Não, as mulheres usam SAIAS estampadas com o Tartan, mas que não é considerada uma vestimenta tradicional. A exceção é quando uma mulher faz parte de uma banda de gaitas de fole e tem que usar o uniforme. 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Isto é Brasil!

  São, na sua maioria, professores da Universidade do Espírito Santo, no Estado de Vitória, no Brasil e, hoje, animaram as nossas escolas co...

Publicações mais vistas