"Vamos Cuidar do Planeta" - Desafio muito, muito desafiante



O mundo vive momentos de grandes desafios, súbitas e gigantescas mudanças, em muitas vertentes. Para além das questões ambientais que motivaram a participação da Turma C do 7º ano no projeto “Vamos cuidar do planeta”, coordenado pela ASPEA- Associação Portuguesa de Educação Ambiental, de um dia para o outro, tudo o que estava planeado deixou de ser possível concretizar e estamos confinados socialmente e com aulas à distância, já desde 16 de março.


O objetivo geral do projeto, reforçar a cultura democrática e a consciência cívica de jovens em idade escolar, através da implementação da metodologia do projeto europeu “Let´s take care of the planet!” em Portugal, de uma forma estruturada e em rede, mantém-se, pelo que os desafios tiveram de ser reinventados, reformulados, ponderados…

O desenvolvimento deste projeto contemplava várias fases e os alunos tiveram de começar por identificar um desafio ambiental local. O desafio escolhido está relacionado com a existência de lixo nos espaços das escolas. Seguidamente, pretendeu-se à implementação de uma ação de mudança: conseguir a colocação de recipientes para recolha de papel e de embalagens, informando e sensibilizando a comunidade educativa para o papel de cada um.  


Não sendo possível concretizar o projeto nestes moldes, na atualidade, desafiam-se os alunos e as suas famílias a refletir sobre a realidade que enfrentamos.

·         Que comportamentos adquiriram durante este período que consideram ter um impacto positivo no ambiente e na sua comunidade?

·         Quais destes comportamentos acham que podem manter após o período de confinamento?

Assim, alunos do Agrupamento de Escolas de Samora Correia, 7.º C em particular, considerem-se desafiados e contem-nos tudo, comentando esta publicação no local respetivo.  Os comportamentos com impacto positivo na comunidade serão compilados e enviados pela ASPEA aos poderes políticos locais das áreas de residência dos alunos, como exemplos de formas de melhorar a vida em comunidade, e que possam vir a ser estimuladas pelos municípios.

Juntos, com coragem e tenacidade vamos conseguir melhorar o (nosso) mundo!


2 comentários:

  1. Boa tarde! Estando esta escola envolvida no projeto Eco Escolas pelo terceiro ano consecutivo e sendo uma escola galardoada com a bandeira verde, também a turma do 4°F5, da Escola Básica Fonte dos Escudeiros, participou num projeto da ASPEA, "Projeto Rios", entre outros. Este projeto teve início no ano letivo passado e tem continuidade todos os anos com as turmas de 4°ano.
    Com vista a conhecer e proteger o Rio que passa na nossa cidade, a Escola da Fonte, adotou um troço de 500m do rio Almansor, junto à zona ribeirinha de Samora Correia. O projeto visa conhecer e proteger o Rio, sensibilizar a comunidade para a sua preservação, tendo em conta os desequilíbrios ambientais.
    Antes da atual situação de confinamento, devido ao covid-19, os Escudeiros do Rio realizaram a monitorização de Outono, analisando a água do rio, fazendo medições e ações de limpeza da margem.
    Construíram cadernos de campo, onde registaram as conclusões e as sugestões de melhoria para o Rio Almansor.
    Agora, em casa, demos continuidade ao projeto, também inserido no Eco Escolas, participando no desafio "Os suspeitos do costume". Então, como o contexto se alterou, os alunos realizaram o registo dos resíduos produzidos em casa, ao longo de uma semana. Estamos neste momento em fase de tratamento de dados, para a posterior elaboração de um cartaz com os resíduos mais produzidos em casa, nesta quarentena e com as sugestões de melhoria. O que poderá ser alterado nos nossos hábitos diários, para ajudarmos o nosso planeta.

    ResponderEliminar

Isto é Brasil!

  São, na sua maioria, professores da Universidade do Espírito Santo, no Estado de Vitória, no Brasil e, hoje, animaram as nossas escolas co...

Publicações mais vistas