(Primeiro de todos) Dia Mundial da Língua Portuguesa



A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) ratificou no dia 25 de novembro de 2019, em Paris, o dia 5 de Maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa.
A ratificação pela UNESCO do 5 de Maio como o dia oficial da língua portuguesa foi considerada um passo muito importante para o reconhecimento global da nossa língua, falada oficialmente em nove países, quatro continentes, e consta que é a quinta mais utilizada no espaço da internet. São 260 milhões de pessoas que falam português e é o idioma mais falado no hemisfério sul. Há mesmo previsões de, até final do século, podermos ser 500 milhões de falantes da língua portuguesa.
Esta candidatura foi apresentada por todos os países lusófonos, mas contou também com o apoio de  24 outros países que deram o seu aval para que uma língua não-oficial da UNESCO tivesse direito a um dia mundial.
Este é o primeiro ano em que se comemora o dia do Português e, no contexto da festa da língua portuguesa, o Instituto Camões, I.P., a Porto Editora e o PNL2027 promovem o concurso literário Contos do Dia Mundial da Língua Portuguesa, dirigido a alunos que frequentem cursos de língua e cultura portuguesas, na rede de Ensino Português no Estrangeiro (rede oficial e rede apoiada), em leitorados do Camões, I.P., e em universidades com Centros de Língua Portuguesa. Para saber tudo sobre esta iniciativa, consulte  http://www.pnl2027.gov.pt/np4/diamundialdalinguaportuguesa.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Isto é Brasil!

  São, na sua maioria, professores da Universidade do Espírito Santo, no Estado de Vitória, no Brasil e, hoje, animaram as nossas escolas co...

Publicações mais vistas