Dia da Europa


A 9 de maio de 1950, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, profere, uma declaração propondo a criação da CECA – Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, tendo em vista a criação de um mercado comum do carvão e do aço. A França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo foram os membros fundadores desta comunidade, mãe da União Europeia.

Vivia-se a devastação causada em muitos países europeus pela II Guerra Mundial e, receosos de que a tradicional rivalidade entre a França e a Alemanha, desse origem a nova guerra, pensou-se que a fusão dos interesses económicos contribuiria para melhorar o nível de vida das populações dos vários países intervenientes e constituiria – como de facto aconteceu – o primeiro passo para uma Europa mais unida, deixando em aberto a possibilidade de adesão de outras nações do velho continente.

2020 poderia ter sido um ano de abraços (braços físicos, pois então!) entre todos os os povos da Europa, mas a guerra que se vive contra este inimigo invisível, quem sabe mais letal e devastadora da de há mais de 70 anos, pode vir a trazer consequências gravíssimas para o todo o mundo. Enquanto exemplo dos direitos e liberdades democráticas, cabe à Europa unir-se ainda mais, para a sua salvação e ajudar na salvação de todo o mundo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Clube de Leitura Lerás, na Escola Básica Fonte dos Escudeiros

      Hoje foi dia de Clube de Leitura!       Os alunos da turma do 1.º A5 construíram uma narrativa. Juntos deram largas à sua imaginação. ...

Publicações mais vistas