Quinta Feira da Espiga



Festa da Ascensão, ou Quinta Feira da Ascenção, é uma festa católica, sendo feriado municipal em muitos concelhos de Portugal. No entanto, em simultâneo com ela, e provavelmente com maior adesão, celebra-se o Dia da Espiga ou a Quinta Feira da Espiga, cuja origem da tradição remonta aos rituais pagãos celtas e romanos, que comemoravam as primeiras colheitas. Com a implementação do Cristianismo, associaram-se as estas festas pagãs as celebrações pascais da ascenção de Cristo aos céus, 39 dias depois da Páscoa. 

Dia da Espiga do Século XX aos dias de Hoje

No Dia da Espiga, as pessoas iam para os campos, em busca dos vários componentes do Ramo da Espiga. No entanto, com o aumento crescente para grandes cidades e a industrialização, começou a haver cada vez mais dificuldade em cumprir este ritual. A isto, juntou-se em 1952, o fim deste Feriado Nacional. Obrigada a abdicar de alguns feriados na Igreja Católica aceitou sacrificar a Quinta Feira da Ascenção como Feriado Nacional. Muitos concelhos, no entanto, para colmatar esse facto, mantêm-no, agora, como feriado municipal.

O ramo é composto por várias plantas, cada uma com seu significado:

  • Espiga - pão
  • Malmequer - fortuna
  • Papoila - amor
  • Oliveira - paz
  • Alecrim - saúde
  • Videira - alegria

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Isto é Brasil!

  São, na sua maioria, professores da Universidade do Espírito Santo, no Estado de Vitória, no Brasil e, hoje, animaram as nossas escolas co...

Publicações mais vistas