Criatividade ao rubro

 Estes foram os textos que os alunos de 10.º ano elaboraram na oficina de escrita criativa, dinamizada por Isabel Peixeiro.

Que nos dizem? 


Textos 10.º A-B-C

 

O programador foi até ao espelho e, quando olhou, o espelho  notou sua anormalidade e disse: - “A sua cabeça está careca de novo.”

Hoje vi uma criatura desconhecida, parecida com um peixe com duas pernas. Coisas que acontecem, mas por culpa do rio que aqui está muito poluído, coisas que acontecem! Mas há melhor que isto? Sim, rios melhores que este, deve haver, porque amor pelo planeta há!

Assim, mas sem ser assim/ Coisas que acontecem/ Mas há melhor do que isto?

 

Quando olhou para

o espelho, percebeu                                                                

                                                                                                 Anónimo

 

 

 

Em resposta a um rumor que ouvi no outro dia, acredito que no futuro, as ervilhas são capazes de dominar o mundo.

 

A vida é assim. Há coisas que acontecem. Assim, mas sem ser assim, estas coisas acontecem, porque assim é a vida. Mas há melhor do que isto?

 

Amor é tudo o queremos. Estava a olhar para o espelho e percebi que amar nem sempre é fácil. Viver sem amor é como ser um pássaro sem asas, um campo sem plantação, uma casa sem telhado, uma árvore sem ramos, um livro sem palavras, uma cerejeira sem flores, um mar sem peixes. Mas como é que tudo isto surgiu?

Foi quando olhei para o espelho que percebi.

                                                                                                                     Diana Ferreira

 

Em futuros prováveis, uma ervilha consciente julga-se capaz de escutar respostas às suas questões sem questionar ainda mais.

Coisas que acontecem mudam nossas perspetivas, mas há melhor do que isto? Mudar as nossas opiniões, mudar as coisas que têm de ser assim, mas sem ser assim.

Quando olha para o espelho, vês um sonho ou pesadelo?

À volta dessa pergunta, gira um dos maiores medos.

Inseguranças, linhas e cicatrizes contudo com outros olhos e percebo o quanto és inconfundível.

Quando olhou para o espelho com esses mesmos olhos, percebeu.

                                                                                             

                                                                                           Domitila 10.ºA

 

 

 

Sou capaz de escutar a resposta para o futuro da ervilha.

 

Há coisas que acontecem que não são por acaso, assim mas sem ser assim, não devemos desvalorizar pequenas coisas.

Mas há melhor coisa que isto?

 

Era uma vez uma menina com quem gozavam devido ao seu aspeto, com o que vestia, entre muitos outros. Ela perdeu toda a sua autoestima queque tinha até ao dia que decidiu mudar todo o seu visual. Quando os colegas a voltaram a ver, começaram a dizer que era muito bonita e que estava diferente. Quando olhou para o espelho, percebeu.

                                                                                                                  

                                                                                   Matilde Guilherme

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A resposta para o futuro é ser capaz de escutar as ervilhas.

Ela chorava todos os dias por não entender porque ele não a escolheu, mas quando olhou para o espelho, percebeu.

 

Acho que esperava mais para nós, se é que me posso referir assim ao que quer que a gente tenha vivido, um futuro talvez. Poderia fazer uma comparação credível para falar sobre o tamanho amor que me fizeste sentir, acho que talvez o tamanho de uma ervilha seria uma boa comparação… Pedi-te uma resposta, pedi-te qualquer coisa, mas não foste capaz de escutar qualquer palavra que saísse da minha boca.

Parece que não estavas a mentir quando disseste que não era para sempre, tu disseste muita coisa e a verdade é que queria muito que durasse, coisas que acontecem.

Disseste que querias assim…

Assim, mas sem ser assim. Lá no fundo acredito que o sentimento tenha sido verdadeiro, mas há melhor do que isto? Amar e ser amado, mas, em alguma altura, isso meio que acaba. Mas, no final, o nosso amor é ponto final ou reticências?

                                                                                                   

 

Quando olhei para o espelho, percebi, que não era nada daquilo que dizias que eu era, em determinadas alturas achei que fosse, mas só me estava a enganar a mim mesma; percebi que se não foi agora é porque não era para ser, acho que um grande erro do ser humano é acreditar que tudo o que acontece de errado é castigo! Os erros são necessários para se evoluir como pessoa, foste o meu espelho durante algum tempo, confesso que me fizeste ter uma visão distorcida de mim e, depois do término, quase desabei, mas, afinal, quantos términos são necessários para terminar de facto? Porque eu não segui em frente, só aprendi a viver sem …

 

                                                                         Bianca Lourenço - 10.ºB

 

 

 

 

 

 

 

 

Era uma vez uma menina chamada Ervilha. Ela gostava muito de ouvir histórias e incapaz de pensar como seria o seu futuro.

          

          Assim, mas sem ser assim, não poderia a vida ser mais fácil? As coisas que acontecem em nossa vida não poderiam deixar de nos abalar? Viver e ser feliz, mas há melhor do que isto?

 

         Era uma vez uma menina que não gostava de si mesma. Não suportava sua aparência, seu jeito, tentava de todas as formas ser diferente do que realmente era. Quando olhou para o espelho, percebeu que era falsa e maldosa com ela mesma. E isso não era justo.

                                                                                                          Anónimo

 

 

 

 

         Numa tarde fui jogar Bola e dei bolada muito forte na cara dele e quando ele chegou em casa, olhou para o espelho percebeu que tinha quebrado o nariz aí, ele pensou: - “Relaxa, mano, coisas dessas acontecem.” Num futuro bem distante, as ervilhas vão ser capaz de escutar, falar e dar resposta ao seu dono.

                                                                                                               Anónimo

 

 

 

        Fui ao supermercado comprar ervilhas e não fui capaz de escutar a senhora dizer-me que não havia. Fui ao mercado procurar ervilhas e não consegui achar respostas.

 

Assim, mas sem ser assim

Coisas que acontecem.

Mas há melhor do que isto?

 

       Quando olhou para o espelho, percebeu.

 

       Havia uma rapariga que era muito insegura e que nunca se tinha olhado ao espelho por medo do ia que ver. Ela não gostava muito do que via nela e tinha vergonha de si mesma.

Muitas pessoas lhe diziam quanto era incrível e perfeita, mas ela  nunca acreditava e sentia-se insuficiente. A família também nunca ajudava e criticavam sempre, mas um dia ela começou a sentir-se mais livre e quando olhou para o espelho, percebeu.

 

                                                                                        Rute Santos – 10.ºB

 

 

 

        Era uma vez um rapaz que queria ser capaz de saber o futuro e um dia escutou uma ervilha falante que lhe deu as respostas.

 

         Há coisas que acontecem. Assim, mas sem serem assim. Que são inevitáveis, que oscilam e sobre as quais não temos controlo. Mas há melhor do que isto?

     

         Camões estava a sangrar e perguntava-se porquê. Quando olhou para o espelho percebeu porquê!

 

                                                                                                                         Constança 

       

 

 

Era uma vez uma ervilha que tinha sonhado no futuro ser uma cenoura e, como resposta, escutou que não era possível, e no final só foi capaz de se tornar uma ervilha cozida.

 

      A vida é assim, mas sem ser assim, com vários obstáculos para ultrapassar, é crescer como gente. E eu pergunto a Deus se será isto o que acontece de melhor na vida. Não podemos simplesmente dormir. Mas, há melhor do que isto!

 

      A minha família não é rica, mas também não é pobre, e quando olhei para o espelho, percebi que a conta de espelhos partidos já vai alta.

 

                                                                                                                    Ison

 

 

 

 

Como ter um futuro melhor? Se ainda se questionaram isto, então vão querer escutar. A resposta a esta pergunta é ser capaz de ser feliz e ter uma alimentação saudável a comer vegetais, entre os quais ervilhas!

 

 

Tudo na vida é uma contradição. Algumas coisas são assim só porque sim, outras são assim, mas sem ser assim.

 

 

Muita gente não gosta das coisas que acontecem, mas esquecem-se de perguntar, mas há melhor do que isto?   

                                                                                   

                                                                                     Francisco Carvalho – 10.ºA

 

 

 

Era uma vez uma ervilha que sabia falar, escutar e sentir, mas acima de tudo conseguia profetizar o futuro, podendo encontrar a resposta para tudo. Assim, a mesma contou-me que eu seria capaz de ter uma família.

 

Pais, seres humanos que amamos incondicionalmente, que vão ficar connosco sempre nos nossos corações.

Mas, às vezes, tem argumentos que considero inválidos.

 

Assim, mas sem ser assim.

 

Existem muitos outros exemplos nos quais, com o tempo, vou reparando. Com a ajuda das aulas de filosofia, tornei-me uma pessoa bem mais argumentativa, a contrário dos meus pais que nunca dizem coisa com coisa, mas pronto são coisas que acontecem… Mesmo assim, amo-os, amo a minha família. Às vezes, pergunto-me, “mas há melhor que isto?”, mas lá no fundo, sei que não há porque a família é a melhor dádiva que temos.

 

                                                              

                                                                                             David L. – 10.ºB

 

 

 

 

 

A ervilha é capaz de escutar a resposta do futuro.

 

Era uma vez um deus que se chamava Cristiano Ronaldo. Certo dia no Olimpo, ele recebeu uma visita bastante invulgar, deixando-o bastante curioso.

Um jovem de cabelos castanhos e ar radiante apareceu diante de Ronaldo e propôs a seguinte questão:

- Mas, pá, melhor do que isto?

Ronaldo sem perceber, ficou muito curioso e disse: - Como assim? Que queres dizer?

- Quero dizer, o que há de melhor sem ser uma bela pizza, numa quarta-feira à tarde? Muitos colegas meus discordam, mas é um facto que uma pizza à quarta-feira à tarde é a melhor coisa da vida. Podes dizer-me, oh, grande Cristiano Ronaldo, por que é que eles não concordam comigo?

- Minha criança, há coisas que acontecem e os outros nem sempre podem concordar contigo, mas no final das contas, os teus colegas são assim, mas sem ser assim, tenho a certeza de que eles não discordam por mal. Provavelmente, eles só pensam que é melhor comer uma pizza numa quinta-feira à noite.”

-Ok, Ronaldo, obrigado pelo teu conselho divino!

 

 

 

Coisas que acontecem

nem sempre permanecem.

Assim, mas sem ser assim,

Tudo, eventualmente, terá um fim!

 

Um homem numa cascata

questionava seus pecados.

Depois de tanta mudança

nunca aliviou seus fardos.

 

Triste vida a do homem desesperado

Que algo nele morreu

Cai a lágrima, coração quebrado

 

                                                                                               Júnior Cabral – 10.ºA

  

 

 

 

Estava na cozinha quando reparei na ervilha quer caiu do meu prato; ao olhar para ela tão pequena, fui capaz de pensar como será o meu futuro e se serei capaz de dar resposta às minhas perguntas.

 

São as mínimas coisas que acontecem que constroem a história da nossa vida, os mínimos pormenores que assim, mas sem ser assim, nos deixam a pensar. Acho que o melhor é aproveitar, tudo o que a vida nos tem para dar. Mas há melhor do que isto?

 

                                                                                        Carolina Rosa – 10.ºA

 

 

 

Eu não sei como é que vai ser o meu futuro, mas espero uma resposta de Deus.

Não sei se sou capaz de escutar enquanto como uma ervilha.

 

Há muitas coisas que acontecem no mundo, muitas coisas injustas… Assim, sem ser assim, continuamos na luta. Família, dinheiro e saúde, mas há melhor do que isto?

Quando olhou para o espelho, o espelho percebeu.

                                                                                                                                        Anónimo


 

O jantar é um mistério, umas vezes é pizza, outras vezes é arroz com ervilhas. Quando não me agrada eu não sou capaz de escutar ninguém e, normalmente, não tenho uma boa resposta. Mas pode ser que consiga melhorar no futuro.

 

Conheci o David com 3 anos. Ele era divertido, perspicaz, inteligente e bom rapaz; ele era assim sem ser assim.

Algumas vezes ele desiludiu-me, mas são coisas que acontecem.

Quando ele deixou crescer o cabelo, eu percebi que ele era o Tarzan. Mesmo assim continuamos a nossa amizade. Mas há melhor que isto?

 

Eu conheço um rapaz muito arrogante, o nome dele é Júnior. Ele achava-se o mais elegante, o mais inteligente… Até chegou a inventar a teoria do Juniorbismo, no outro lado do mundo. Quando ganhei coragem dirigi-me até ele e disse:

- Júnior, eu sou melhor que tu.

Ele olhava-se muitas vezes ao espelho, mas, desta vez, quando olhou para o espelho, percebeu.

                                                                                                                                        Anónimo

 

 

 

Às vezes olho para as pessoas e somos como pequenas ervilhas desamparadas. Não temos respostas para o futuro, ninguém nos escuta e não somos capazes de nada.

 

Amor é algo subjetivo. Para uns é algo belo, para outros, o pior pesadelo. Aquela típica frase “amor é uma chama que arde sem se ver”, pode ser assim, mas sem ser assim… entendem? Há muitas coisas que acontecem, e acho que o pior é a chama a apagar e não conseguir reacender… E não sentir amor. Há melhor do que isto?

 

Tudo em ti me encanta, as tuas piadas, o teu riso que me faz rir junto, os teus dentes tortos que acho muito bonitos, mais então quando sorris, a tua cara de zangada! Tudo em ti me cativa, tu és perfeita à tua maneira, até quando olhas para o espelho, ele percebe.

 

                                                                                                                    Maia Mate -10.ºB

 

 

 

No futuro, a resposta para se ser capaz de viver é escutar. Nós somos como pequenas ervilhas, precisamos de incentivo para sair da origem.

 

Há coisas que acontecem, coisas boas e más, coisas grandes e coisas pequenas, coisas assim, mas sem serem assim. O mundo é imprevisível, não existem coisas que tenhamos a certeza que acontecerão. Mas há melhor do que isto?

 

A vida nunca foi fácil. Toda a gente diz que os maus momentos passam e te deixam livre, como se nada tivesse acontecido. Mas não. A vida deixa cicatrizes cada uma mais profunda que a outra e quando olhas para o espelho, percebes.

                                                                                                                                   Anónimo

 

 

 

Nem sempre somos capazes de encontrar respostas para tudo aquilo que precisamos. Às vezes precisamos escutar alguém falar sobre algo para nos ajudar, seja falar sobre o nosso futuro, seja falar sobre ervilhas.

 

Algumas pessoas acham que há coisas que acontecem por acaso, outras acham que nada acontece por acaso. Algumas pessoas acham certas coisas fáceis e outras acham difíceis. Ninguém pensa de forma igual. Podemos ser assim, mas sem ser assim. Às vezes precisamos conversar uns com os outros, ouvir outras opiniões. Mas há melhor do que isto para chegarmos a um acordo?

                                                                                                            Camila Oliveira – 10.ºC

 

 

 

Uma vez, quando era pequeno, escutei minha mãe a conversar com meu pai sobre ervilhas. Meu pai foi capaz de responder de forma rude que comeria as ervilhas num futuro próximo.

 

Jogando futebol, uma vez, vi um colega rematando muito forte e eu queria chutar assim, mas sem ser assim, com um pouco mais de jeito.

Mas isso são coisas que acontecem, queremos sempre mudar as coisas para o nosso modo, para escutar da melhor forma possível. Difícil é chutar a bola como ele chuta. Mas há melhor do que isto? Sim, cada um tem a sua forma de chutar a bola.

 

Ao elogiar a minha namorada, notei que ela não se achava tão linda como eu a retractei. Então eu dei-lhe um espelho e quando ela olhou para o espelho percebeu.

                                                                                                                                        Anónimo

 

 

As coisas que acontecem durante as minhas manhãs acontecem como uma rotina.

Acordo, faço a minha higiene, tomo o pequeno-almoço e venho para Samora.

Assim, mas sem ser assim, acordo e já sei o que devo fazer depois, depois e depois.

Hoje já me adaptei à minha rotina, mas haverá melhor do que isto?

 

Uma certa noite, um rapaz andava pelas ruas sozinho, sentia-se perseguido, observado e estava com medo.

O rapaz começou a “apertar o passo”, até que no chão encontrou um pedaço de espelho que se havia partido durante uma obra na região.

Como estava com receio e nervoso olhou para o espelho e percebeu.

                                                                                                       Gonçalo Trindade – 10.ºC

 

 

   

 

Num futuro longínquo onde as ervilhas serão robôs que são capazes de escutar as nossas perguntas e dar as respectivas respostas.

 

 

Existem coisas que acontecem sem pedirmos, mas que nos fazem pensar! Mas há melhor do que isto? Existem sempre coisas melhores que nos dão volta à cabeça, também frases que nos dão cabo da cabeça, “assim, mas sem ser assim”, que fazem perder a capacidade de escrever.

 

Todos dizem que o Ferreira a pessoa mais bonita de todas e ele percebeu isso quando olhou para o espelho.

               

                                                                                                             Anónimo

 

 

 

 

Muitas pessoas pensam no seu futuro e ninguém é capaz de responder como ele será! Talvez ao escutar pessoas mais velhas, que são mais sábias,

Podemos ter uma ideia mínima do nosso caminho. Mas o mundo é tão pequeno como uma ervilha, então o melhor é esperar e ver onde vamos parar.

 

Às vezes, ganhamos sentimentos e são coisas que acontecem. Ninguém sabe ao certo descrever o amor, é como explicar uma coisa que não se consegue ver, é algo que é assim, mas sem ser assim. Uma coisa tenho a certeza, o amor é lindo e por isso perguntamos, “mas há melhor do que isto?”

 

                                                                                                             Anónimo

 

 

 

Era uma vez uma ervilha que não era capaz de escutar ninguém. Triste, queria respostas para no futuro poder ouvir alguém.

 

 

Assim, mas sem ser assim. Coisas que acontecem. Mas, há melhor do que isto? Assim mas sem ser assim um rapaz perdeu-se na rua, perto da sua casa. Há coisas que acontecem, mas no final encontrou um amigo que o ajudou. As amizades são importantes para as nossas vidas. Mas há melhor do que isto? Sim, há, mas a amizade é essencial.

 

Quando olhou para o espelho, percebeu.

Na escola, perguntaram-lhe o que se passava, mas ele respondia sempre, “nada”. Quando chegou a casa, a mesma coisa aconteceu.

Então, quando olhou para o espelho, percebeu.

 

                                                                             Margarida Nunes – 10.ºB

 

 

                                                                                           

 

Para dares respostas em relação ao futuro, é necessário ser capaz de escutar tudo, das maiores lições da vida, às mais pequenas, como ervilhas.

 

Há coisas ainda para acontecer, coisas essas que me inquietam. A permanente dúvida de como será o amanhã e aquilo de que podemos esperar. A verdade é que devemos focar-nos nas coisas que acontecem e no dia de hoje. Assim, mas sem ser assim, passamos horas a tentar prepare-nos para o que o destino nos reserva. Acredito que seja esta questão que nos mantém acordados e com alguma esperança. Com certezas a vida não teria graça e, no fim, questiono-me: “mas há melhor do que isto?”

 

Quem somos nós? Todos dizem que temos um dever, algo a cumprir. Dizem-nos que, no fim, a única coisa que importa é marca que deixamos. Quero acreditar que tenho a capacidade de ter uma vida atribulada e, mesmo assim, cumprir o meu objectivo. Quando não estamos em dias bons, sentimo-nos fracos e sem sentido para existir. A verdade é que somos mais capazes do que cremos. Quando olharmos para o espelho, vamos perceber.

                                                                              Sofia Rocha – 10.ºB

 

 

 

 

Eu odeio comer ervilha, prefiro escutar, comendo, mas sou capaz de comer ervilha no futuro, essa é a minha resposta.

 

Entre ser ou não ser, eu sou, mas assim, sem ser assim. O Corinthians é o melhor! Mas há melhor do que isto? Claro que não. Corinthians vai ser campeão de Libertadores! Iludida, eu? Óbvio, mas são coisas que acontecem na minha cabeça.

 

Lá estava o João a jogar, ficou com fome e foi à cozinha, comeu e depois voltou ao seu quarto. Já era feio, mas quando olhou para o espelho, percebeu.

 

                                                                                                  Anónimo

 

 

No futuro, vou ser capaz de escutar uma ervilha e vou ter a resposta futura da Gina que gosta de ervilhas.

 

Há melhor do que isto? Se um dia a mais chegar, irei vomitar. Eu estou assim, mas sem ser assim … o que aconteceu? Morri? Nasci? São coisas que acontecem.

 

Era uma vez uma rainha chamada Gina. Ela imaginou que quando concebesse um filho ficaria mais bela e assim sentiu-se diva e fantástica. Mas, um dia, olhou melhor para o espelho e apercebeu-se que era a Gina e que era feia.

 

                                                                                                 Anónimo

 

 

 

Hoje, comi uma ervilha que me tornou capaz de escutar as vozes do futuro. Elas deram-me apenas esta resposta: a ervilha estava fora de prazo!

 

Eu olho para o abismo abaixo de mim, lágrimas do céu caiem enquanto a escuridão se revela. Coisas que acontecem que me obscurecem o passado e o futuro. Mas há melhor do que isto? Estou perdida nestas estradas sem fim e eu imagino como será continuar assim. Mas sem ser assim, um boneco vazio que antes era mim.

Acordou na sua casinha a pequena, a pequena bruxinha; o seu gato não faz nada, só mia, o malandreco é do mundo da fantasia, voa e até faz esgrima! Ela ignora o animal e corre para a cozinha, a maldita tigela está mais do que vazia. Corre para a casa de banho, pois está com medo de uma maldição; quando olhou nom espelho, percebeu: “cruz, credo, acho que dormi no chão.”

                                                                                                  Anónimo

 

 

 

 

Para eu ser capaz de responder às minhas dúvidas, terei que ouvir uma música jazz, enquanto como ervilhas.

 

Há coisas que acontecem na minha vida que não fazem sentido nenhum. Por exemplo, este, quando fui a uma loja, aconteceu-me isto:

- Bom dia, tem chapéus de cowboy cor-de-rosa?

- Bom dia, sim, há, são estes aqui, é destes que precisa?

- Sim, assim, mas sem ser assim … tem destes, mas sem plumas?

- Claro, que tal este?

- Mas não há melhor do que isso?

- Minha senhora, isto é um circo, não uma loja!

Afinal de contas, beber 10 cervejas provoca alucinações.

 

Uma vez um menino subiu ao sótão e procurou lá a sua bola vermelha. Ao entrar não ligou a luz, tropeçou numas latas, mas acabou por encontrar a sua bola. Quando foi para a rua, todo o mundo olhava para ele. Ficou confuso, mas logo de seguida ficou feliz, depois de tantos anos, as pessoas notaram finalmente a sua incrível beleza. Ao chegar a casa, quando olhou para o espelho, finalmente, apercebeu-se.

 

                                                                                                            Evelina

 

 

 

A ervilha é capaz de escutar respostas sobre o futuro.

 

Existem coisas que acontecem, mesmo antes de existirem assim. Mas sem ser assim, podemos ter uma perceção da realidade e das coisas que acontecem. Mas há melhor do que isto?

 

Uma vez, conheci uma pessoa que tinha deixado de gostar da sua aparência porque as pessoas comentavam e criticavam. Um dia, alguém lhe disse que era perfeita tal como era e que não tinha de mudar nada do que os outros não gostavam nela. Então, certo dia mais tarde, depois de ouvir aquelas palavras, quando olhou para o espelho, percebeu.

 

                                                                                Filipa Custódio – 10.ºC

 

 

 

Era uma vez uma ervilha mágica capaz de responder a qualquer pergunta sobre o futuro, porém quem ouvisse as respostas tornar-se-ia uma ervilha, também!

 

As coisas que acontecem neste mundo são estranhas, são assim, mas sem ser assim. Apesar de tudo o que acontece, somos seres vivos, criados a partir de um embrião e postos neste mundo, e muitos de nós crescem para criar coisas incríveis e ter muito sucesso na vida, mas há melhor do que isto?

 

Pedro, um homem tão comum como os outros, com vinte e poucos anos trabalhava num museu e tinha uma vida completa. No entanto, tinha um problema: não conseguia distinguir os seus sonhos da realidade. Todos os dias sonhava que era a mesma pessoa, mas tinha uma vida completamente diferente e conseguia falar com o Pedro da realidade através de reflexos. Como não sabia qual deles era a sua realidade, estava a ficar maluco … foi, então, que olhou para o espelho e percebeu!

 

                                                                                     Rita Pereira – 10.ºC

 

                                                                      

 

A resposta para o futuro está em ser capaz de escutar tudo, mesmo uma pequena ervilha!

 

Coisas que acontecem, por vezes, podem não ser desejadas e muitas vezes até impensáveis! Mas há melhor do que isto? Viver o impensável, assim, mas sem ser assim?

 

Todas as pessoas são diferentes, tanto psicologicamente como fisicamente. Um dia, olhei para mim e para o meu avô e percebi que, apesar de sermos extremamente parecidos, ele por ser mais velho, era mais alto e tinha rugas e eu, ainda não. Talvez um dia, eu venha a ser ainda mais parecida com ele. Quando olhei para o espelho percebi.

 

                                                                               Sofia Comba – 10.ºC

 

 

Temos de ser capazes de escutar as ervilhas, pois são elas que tem as respostas para o futuro.

 

Vida. Mas há melhor do que isto? Na vida pode acontecer estarmos no pico mais alto da felicidade e, instantes depois, no momento mais deprimente. São coisas que acontecem, quer queiramos, quer não. Assim, mas sem ser assim, temos de aproveitar ao máximo o que a vida nos dá.

 

 

Num dia lindo de verão, exactamente às 16horas e 30 minutos da tarde, cheguei a casa já muito cansado, depois de um longo dia de trabalho, estava uma espécie de macaco, chamado Kikito, atrás de mim … só quando olhei para o espelho, percebi.

                                                                                  

                                                                                                   Anónimo

 

 

 

Nos dias de hoje, somos uma ervilha neste mundo, mas havemos de ter capacidade para encontrar as nossas próprias respostas, escutando o nosso coração para arranjar um bom futuro.

 

Mas há melhor do quer isto? Acordar todos os dias às sete e meia, vestir, comer e lavar os dentes, para entrar às oito e meia e apanhar coisas que acontecem no meio das aulas. Assim, mas sem ser assim, com poderia ser eu na minha rica escola?

 

Um dia, o Joãozinho foi às compras. Apeteceu-lhe comprar uns produtos de beleza para tentar melhorar a sua aparência. Ficou uns dias a usá-los, mas quando olhou para o espelho percebeu que era uma obra- prima vinda de Deus, mas era demasiado feio e, provavelmente, acabaria solteiro para o resto da sua vida.

                                                                                              Ricardo – 10.ºC

 

 

 

Para um bom futuro, devemos ser capaz de escutar os outros para, assim, obter respostas que nos permitam desenvolver capacidades e ser mais resilientes. Tal como uma simples ervilha, sermos simples pessoas que precisamos marcar a diferença.

 

 

Coisas que acontecem ao longo do nosso percurso fazem de nós pessoas melhores ou piores. Somos assim, mas sem ser assim. Somos pessoas influenciáveis e sensíveis. Somos pessoas determinadas e duras. Somos todo o tipo de pessoa que queiramos ser. Mas há melhor do que isto?

 

 

Há coisas que nos distraem, sem percebermos. Há coisas que nos completam, sem repararmos. São coisas que se equilibram, no fim de tudo.

Existem situações que não conseguimos controlar, como o Amor, por exemplo, este fogo que arde sem se ver, que nos leva por caninhos nunca antes viajados e que nos faz ter sensações nunca antes sentidas. E assim, as consequências deste amor são facilmente detetáveis. E quando olhamos para o espelho, percebemos.

 

                                                                                 Andrea Bitea – 10.ºC

 

 

                                                                                   

      Na verdade, somos tão pequenos neste mundo, quase como ervilhas, e esperamos que alguém seja capaz de nos escutar, de nos entender.

Esperamos que alguém nos dê a tal resposta para que no futuro sejamos mais que pequenas ervilhas.

 

Uma vez achei que sabia voar. Comecei a sentir-me livre, a navegar no pensamento … mas há melhor do que isto?

Respirei fundo, deixei-me levar e, assim, mas sem ser assim, voei pelas memórias e pelas estradas do conhecimento.

Quando reparei, estava apenas a ler um livro e a viagem era apenas nas linhas e palavras que este continha. Enfim, são coisas que acontecem.

 

Havia um pássaro que todos os dias se questionava. Eram noites e dias a tentar perceber o que tinha de tão especial! Seria o bico? Talvez as asas coloridas ou, até mesmo, as garras.

O que este não entendia era o porquê de todos os outros enjaulados olharem para ele, mesmo não sendo de ninguém.

Na verdade, o motivo de todos olharem era a sua beleza, claro, mas ainda mais pelo que ele simbolizava: a liberdade, poder voar para além das fronteiras, sentir o vento passar pelas asas, ser independente. Este era o grande sonho de todos os que para ele olhavam.

Mas, só depois de voar sem rumo e parar na janela aberta de uma casa, o pássaro resolveu olhar para o seu reflexo. E quando olhou para o espelho, percebeu.

                                                                              Mariana Alemão – 10.ºC

 

 

Ser tão pequeno como uma ervilha, mas ser capaz de escutar as respostas para o futuro.

 

Sempre que termino a leitura de um livro, penso – “mas há melhor do que isto?” Quero sempre que as coisas que aconteceram no livro se verifiquem no próximo livro, que seja assim, mas sem ser assim, ou seja, tal como no livro anterior, sem ser como o livro anterior.

 

Uma vez uma criança foi brincar e ficou muito sujo, mas estava tão eufórico que não se apercebeu. Ouvia as pessoas na rua a dizer: “Quando chegares a casa, vais ver!”; “Quando chegares a casa, nem olhes para a tua mãe!”. Voltou para casa a sentir-se um pouco perdido, pois não entendia o motivo daqueles avisos. Chegado a casa, ao ver o olhar “mortífero” da mãe, foi quando olhou para o espelho e percebeu.

                                                                                Nelson Cambulo, 10.ºC

 

 

Não querer ser capaz de dar resposta àquilo que o futuro espera de nós é tão inútil como querer escutar uma ervilha a crescer dentro de uma vagem.

Certa vez, estavam a criticar, injustamente, um trabalho de grupo, no qual eu colaborara e uma colega apercebeu-se disso, mesmo sem ter nada a ver com o assunto. Ela não era muito atrevida, mas, assim, mesmo sem ser assim, ela defendeu o trabalho do meu grupo. Mas há melhor do que isto? Fiquei sempre muito grato à minha colega.

 

Um rapaz de 14 anos, com uma vida saudável e perfeitamente normal, acordou incompreensivelmente num quarto que não reconhecia. O mais estranho é que se sentia noutro corpo, era como se tivesse engordado e crescido. Ao levantar-se, sentiu que o seu cabelo havia desaparecido, pois não sentia o seu balanço ao erguer-se. Foi então que apareceu um rapaz e uma mulher que ficaram alarmados quando perceberam que ele não os reconhecia. O rapaz pediu-lhe que fosse à casa e banho lavar a cara. Ao fazê-lo, o rapaz ordenou-lhe que ele se olhasse ao espelho. Quando olhou para o espelho percebeu.

                                                                              André Rodrigues – 10.ºC

 

 

Para conseguir cozinhar ervilhas tive de ouvir um áudio da minha mãe e percebi que era capaz de achar a resposta para a minha dúvida, se conseguiria cozinhar ervilhas num futuro próximo.

 

Durante a aula de Filosofia, estávamos a ler e apareceu uma pergunta intrigante no livro: -“Como podemos ser assim, mas sem ser assim?” Intrigou-me esta pergunta, pois só grandes filósofos é que conseguem fazê-las! Coisas que acontecem? E porque acontecem? Então surge a pergunta: -“Mas há melhor do que isto?” Claro, não há coisa melhor para um filósofo do que questionar.

 

Num mundo em que as opiniões diferentes são, por vezes, vistas como erradas existe falta de coerência, pois não ter a mesma opinião que outros não é errado é apenas a perspectiva que é diferente. Não é certo tomar uma opinião por errada, devemos antes compreender-nos uns aos outros. Assim, antes de atuar, devemos questionar-nos, pois só quando olhamos para o espelho percebemos as diferenças.

                                                                                                         Enzo Cunha

 

 

 

                                      


Sem comentários:

Enviar um comentário

A BE e a leitura...

Leitura do livro A maior flor do mundo  de José Saramago   Privilegiando a leitura, a BE é parceira na realização de atividades que promovam...

Publicações mais vistas