Bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco

 


Camilo Ferreira Botelho Castelo Branco (1825-1890) foi escritor, romancista, poeta, cronista, crítico, dramaturgo, historiador e tradutor. Recebeu ainda do rei D. Luís o título de visconde de Correia Botelho e não podemos deixar acabar 2025 sem homenagear este escritor que foi o primeiro a viver exclusivamente da escrita. 

O autor ficou órfão de mãe aos dois anos e de pai aos nove, altura em que deixou Lisboa para viver em Vila Real com uma tia. Casa aos 16 anos, mas envolve-se em diversas relações extraconjugais.
Vai cursar medicina no Porto, em 1844, mas não completa o curso. Em 1885 estreia-se na poesia passando depois para o teatro e o jornalismo.
Nos anos seguintes irá fundar diversos jornais e publicar romances envolvendo-se em polémicas diversas enquanto, já viúvo, surge envolvido em diversos casos amorosos. A sua grande paixão será, no entanto, Ana Plácido, uma mulher casada que o levará à prisão por adultério.
Camilo Castelo Branco foi um escritor extremamente prolífico, com uma produção vasta que ultrapassou as 260 obras ao longo da sua vida, escrevendo cerca de seis obras por ano entre 1851 e 1890, incluindo romances, poesia, teatro, crítica e ensaios, tornando-se um dos autores mais estudados e lidos da literatura portuguesa.

Na fase final da vida encontra-se cego e impossibilitado de escrever. Suicidou-se com um tiro de revólver.

https://ensina.rtp.pt/artigo/camilo-castelo-branco-bio/ 

A casa onde o autor viveu, em S. Miguel de Seide, está transformada num museu e podes saber tudo aqui



Nas nossa biblioteca, podes encontrar algumas das mais conhecidas obras de Camilo.

Queres considerar esta uma sugestão para leitura de férias?


(visite nossa biblioteca digital em https://bibliotecadigitalaesc.webnode.pt/)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Clube de Leitura Lerás, na Escola Básica Fonte dos Escudeiros

      Hoje foi dia de Clube de Leitura!       Os alunos da turma do 1.º A5 construíram uma narrativa. Juntos deram largas à sua imaginação. ...

Publicações mais vistas