Eça de Queirós

Nascimento de Eça de Queirós


A 25 de novembro de 1845, nasce, na Póvoa do Varzim, o escritor português José Maria Eça de Queirós [ou Queiroz, conforme a grafia vigente na sua época].
Iniciou a sua carreira nas letras, quando era finalista do curso da Faculdade de Direito de Coimbra, com folhetins dominicais na Gazeta de Portugal.
De 1866 a 1875, Eça escreve temas românticos mas já com processos de descrição realista. Fazem parte desta época, Prosas BárbarasMistério da Estrada de Sintra e alguns contos.
De 1875 a 1887, entra na fase realista, com uma forte crítica social. Neste período, cria o romance de costumes, com análise objetiva e, por vezes, até cruel da sociedade, tendo por sustentáculo a ironia. O Crime do Padre AmaroO primo BasílioO MandarimA RelíquiaUma Campanha Alegre e Os Maias, pertencem a este período, sendo esta última obra considerada o expoente máximo do realismo português.
Numa terceira fase, de cariz nacionalista / realista (1887 a 1900), de tendências por vezes excessivas, embora atenuadas pela moderação e pelo sarcasmo, inserem-se A Ilustre Casa de RamiresA Cidade e as SerrasA Correspondência de Fradique MendesÚltimas Páginas e diversos contos.
   

Sem comentários:

Enviar um comentário

Clube de Leitura Lerás, na Escola Básica Fonte dos Escudeiros

      Hoje foi dia de Clube de Leitura!       Os alunos da turma do 1.º A5 construíram uma narrativa. Juntos deram largas à sua imaginação. ...

Publicações mais vistas