Nascimento de 3 ilustres

 

A 15 de outubro de 1844, nasce, em Röcken, no Reino da Prússia, Friedrich Wilhelm Nietzsche, filósofo, filólogo, poeta, crítico cultural e compositor. Escreveu vários textos críticos sobre a religião, a moral, a cultura contemporânea, a filosofia e a ciência. Entre a sua vasta produção, destacamos, Assim falou Zaratustra (1891) e Ecce Homo (1908). Nietzsche morre a 25 de agosto de 1900, em Weimar, no Império Alemão.

A 15 de outubro de 1911, nasce, em Santiago do Cacém, o escritor neorrealista português Manuel da Fonseca. O seu pai influencia-o, desde muito cedo, no mundo da leitura. Após ter terminado o ensino básico, continua os seus estudos em Lisboa, onde frequenta o Colégio Vasco da Gama, o Liceu Camões, a Escola Lusitânia e a Escola de Belas-Artes. Com apenas 14 anos de idade, publica, num semanário de província, os seus primeiros versos e narrativas, iniciando, assim, uma colaboração regular em diversos outros jornais e em revistas literárias como O Pensamento, Vértice, Sol Nascente e Seara NovaDurante as férias escolares regressa sempre a Santiago do Cacém, onde se inspira para escrever os seus primeiros romances sobre a vida dura dos alentejanos: Planície (1941), Cerromaior (1943) e Seara de Vento (1958). Só nos fins dos anos 60, quando passa a estar mais tempo em Lisboa do que no Alentejo, os seus romances passam a ter um ambiente mais cosmopolita, com personagens movimentando-se na capital, o que é visível a partir da sua obra Um Anjo no TrapézioFaleceu, em Lisboa, a 11 de março de 1993.


A 15 de outubro de 1922, nasce, em Vila Meã, Amarante, a escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís. A Sibila, publicada em 1954, é a sua obra mais conhecida e estudada nas escolas. Influenciada, quer a nível temático quer a nível narrativo, por Camilo Castelo Branco, poderemos, como defende o professor Eduardo Lourenço, associá-la à corrente neorromântica. Agustina dá-nos, como  ninguém, um retrato ímpar da mulher, não se coibindo de desvendar as suas fraquezas e as suas virtudes. Faleceu, no Porto, a 3 de junho de 2019. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Clube de Leitura Lerás, na Escola Básica Fonte dos Escudeiros

      Hoje foi dia de Clube de Leitura!       Os alunos da turma do 1.º A5 construíram uma narrativa. Juntos deram largas à sua imaginação. ...

Publicações mais vistas