Ainda o Carnaval

 

Em Portugal, este período do calendário cristão remonta ao séc. XIII, mais precisamente ao reinado de D. Afonso III, com o nome de Entrudo . A partir do séc. XVI, o Entrudo passou a chamar-se Carnaval , evocando como “Saturnálias”, festas romanas. O intervalo de tempo do carnaval ia do Dia de Reis atá à quarta-feira de cinzas, véspera da Páscoa.

Desde cerca do séc. XVII estas festividades, que incluíam muitos convívios à volta da mesa, passaram a ter intervalo de tempo mais restrito, de uma semana. Este período era precedido do Dia dos Compadres e das Comadres, comemorado no domingo, tradição que ainda permanece em algumas regiões do país. Foi nesta época que passaram a se associar aos festejos carnavalescos, os desfiles.

Atendendo ao período determinado pela Igreja Católica de 40 dias de Jejum e mais seis da Semana Santa, em que as almas se entregariam à reflexão, penitência e abstinência, o Carnaval representava o período de todos os abusos (alimentar, de bebida e de práticas “ da carne ”).

No séc. XIX até ao último quartel do séc. XX, os divertimentos carnavalescos incluíam a farinha, os ovos, as máscaras, os ensaiados, a que se juntaram na década de 70, os papelinhos, as serpentinas, os estalinhos e as bombinhas. Em várias localidades marcaram presença como pulhas, a escolha do rei e da rainha do carnaval, os jogos do pau, as sátiras e, na quarta feira de cinzas, o Enterro do Entrudo ou o Enterro do Bacalhau .   Os desfiles passaram a ser uma atração especial, momento de construir das festividades, onde participavam como matrafonas (homens vestidos de mulheres), as carroças, os tratores e mais tarde, os carros alegóricos, os cabeçudose as crianças ensaiadas com fatos de diferentes profissões e de figuras populares onde o chiste era rei. 

As máscaras, personificação do que era proibido pela ética sócio-religiosa foram utilizados desde tempos remotos.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Clube de Leitura Lerás, na Escola Básica Fonte dos Escudeiros

      Hoje foi dia de Clube de Leitura!       Os alunos da turma do 1.º A5 construíram uma narrativa. Juntos deram largas à sua imaginação. ...

Publicações mais vistas