Vergílio Ferreira morreu há 25 anos

 

A 1 de março de 1996, morre, em Lisboa, com 80 anos de idade, o escritor português Vergílio Ferreira. Nasceu a 28 de janeiro de 1916, na aldeia de Melo (Concelho de Gouveia) e, aos 12 anos, entra no seminário do Fundão. A sua permanência durante seis anos nesta instituição, servirá, mais tarde, para tema central de Manhã SubmersaEm 1936, deixa o seminário e acaba o Curso Liceal no Liceu da Guarda, entrando para a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde conclui a licenciatura que lhe permitiu abraçar a carreira de professor.

Em 1939, escreve o seu primeiro romance, O Caminho Fica Longe. Já em Faro, lecionando, publica Teria Camões lido Platão? e Onde Tudo Foi MorrendoEm 1944, enquanto dava aulas no Liceu de Bragança, publica Onde Tudo Foi Morrendo e escreve Vagão "J" que apenas surgirá em 1946. Em 1953, enquanto era professor no Liceu de Évora, escreve o seu mais conhecido romance: Manhã Submersa que será publicado em 1954.

Foi galardoado com o Prémio Camões em 1992 e o seu nome é dado a um prestigiado prémio no campo da Literatura.

https://www.leme.pt/magazine/efemerides/0301/morte-do-escritor-vergilio-ferreira.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Clube de Leitura Lerás, na Escola Básica Fonte dos Escudeiros

      Hoje foi dia de Clube de Leitura!       Os alunos da turma do 1.º A5 construíram uma narrativa. Juntos deram largas à sua imaginação. ...

Publicações mais vistas