Dia da Poesia

 


O escritor Vítor Encarnação define-a assim:

 "A poesia é uma coisa dentro de uma coisa ainda mais dentro."

Nós selecionámos estes poemas e estes poetas para festejar esta coisa dentro de uma coisa ainda mais dentro:

Magnificat - Álvaro de Campos

Quando é que passará esta noite interna, o universo,
E eu, a minha alma, terei o meu dia?
Quando é que despertarei de estar acordado?
Não sei. O sol brilha alto,
Impossível de fitar.
As estrelas pestanejam frio,
Impossíveis de contar.
O coração pulsa alheio,
Impossível de escutar.
Quando é que passará este drama sem teatro,
Ou este teatro sem drama,
E recolherei a casa?
Onde? Como? Quando?
Gato que me fitas com olhos de vida, que tens lá no fundo?
É esse! É esse!
Esse mandará como Josué parar o sol e eu acordarei;
E então será dia.
Sorri, dormindo, minha alma!
Sorri, minha alma, será dia!


Ricardo Reis

Não só quem nos odeia ou nos inveja
Nos limita e oprime; quem nos ama
Não menos nos limita.
Que os deuses me concedam que, despido
De afetos, tenha a fria liberdade
Dos píncaros sem nada.
Quem quer pouco, tem tudo; quem quer nada
É livre; quem não tem, e não deseja,
Homem, é igual aos deuses.

                  Desculpas não faltam - José Miguel Silva

Uma casa junto ao Vouga,
rio de água suficiente,
onde apenas se mergulha
até à cintura, a pequena horta
de Virgílio, o amor robustecido
por nenhuma esperança
e tantos livros para ler
– que desculpa vou agora dar
para não ser feliz?

https://www.rtp.pt/noticias/pais/dia-da-poesia-pedro-lamares-da-voz-a-poemas_v1306210

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de abril SEMPRE!

  Aproveitando as comemorações do 25 de abril, o 1.º A2 ficou a conhecer a novíssima obra de Ana Faro e Dulce Nunes A Rua 25 de Abril .  E ...

Publicações mais vistas