Hoje, já foi feriado, mas continua a ser um dia importante!

Comemora-se hoje o dia da Restauração da Independência de Portugal, o Dia Mundial de Luta Contra a Sida e o Dia da Filatelia

Até 2012, o dia da Restauração da Independência, 1 de dezembro era feriado nacional. No entanto, a partir de 2013, o governo português decidiu eliminar este feriado. 

1 de Dezembro de 1640

Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de dezembro de 1640, invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal. A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a união ibérica, entre Portugal e Espanha. A união ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha. Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis D. Filipes de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.

A Filatelia é o colecionismo de selos postais e de material associado, assim como o seu estudo. A paixão que une os filatelistas é amealhar selos de diferentes locais, países, figuras e acontecimentos, o que lhes permite conhecer melhor um lugar, pessoa ou facto. Pode-se dividir a filatelia em diferentes áreas de estudo, como por exemplo a história postal, a filatelia temática, selos fiscais, pré-filatelia e maximafilia. O objetivo do filatelista é reunir o maior número possível de selos na sua coleção temática ou geral. São pequenos pedaços da história e do mundo que ele guarda para a posterioridade como um compêndio ou diário da humanidade. Em Portugal, destaca-se no campo da filatelia a Federação Portuguesa de Filatelia, que coordena a ação da filatelia portuguesa, e o Clube Filatélico de Portugal.

Luta contra a SIDA

Este dia visa alertar as pessoas para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. A data tem, ainda, o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença.
A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a doença e 7.500 novos casos por dia.
São três as formas de contágio do VIH/SIDA:
  • Relações sexuais;
  • Contacto com sangue infetado;
  • De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.
O tema do Dia Mundial de Luta Contra a Sida de 2015 é "Chegar a Zero". Vamos todos dar o nosso contributo?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Clube de Leitura Lerás, na Escola Básica Fonte dos Escudeiros

      Hoje foi dia de Clube de Leitura!       Os alunos da turma do 1.º A5 construíram uma narrativa. Juntos deram largas à sua imaginação. ...

Publicações mais vistas