Diga Bom Dia com Poesia - poemas do dia

 1 º ciclo

“Aprender a Estudar”, de José Carlos Ary dos Santos

 

Estudar não é só ler livros

que há nas escolas

É também aprender a ser livre

sem ideias tolas.

Ler um livro é muito importante

às vezes urgente.

Mas os livros não são o bastante

para a gente ser gente.

É preciso aprender a escrever

mas também a viver

mas também a sonhar.

É preciso aprender a crescer

aprender a estudar.

 

Estudar também é repartir

também é saber dar.

 2º ciclo

Quando 

Quando o meu corpo apodrecer e eu for morta

Continuará o jardim, o céu e o mar,

E como hoje igualmente hão de bailar

As quatro estações à minha porta.

 

Outros em Abril passarão no pomar

Em que eu muitas vezes passei,

Vão longos poentes sobre o mar,

Outros amarão as coisas que eu amei.

 

Será o mesmo brilho, a mesma festa,

Será o mesmo jardim à minha porta,

E os cabelos dourados da floresta,

Como se eu não apenas morra.                     

               Sophia de Mello Breyner Andersen

3º ciclo

Minuciosa formiga
não tem que se lhe diga:
leva a sua palhinha
asinha, asinha.

Assim devera eu ser
e não esta cigarra
que se põe a cantar
e me deita a perder.

Assim devera eu ser:
de patinhas no chão,
formiguinha ao trabalho
e ao tostão.

Assim devera eu ser

se não fora não querer.

 

                                               Alexandre O'Neill

secundário 

E por vezes

E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos E por vezes

de nós em poucos meses
o que a noite nos fez em muitos anos
E por vezes fingimos que lembramos
E por vezes lembramos que por vezes

ao tomarmos o gosto aos oceanos
só o sarro das noites não dos meses
lá no fundo dos copos

E por vezes lamentamos ou choramos
E por vezes por vezes ah por vezes
num segundo se evolam tantos anos

 

                            David Mourão- Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário

25 de abril SEMPRE!

  Aproveitando as comemorações do 25 de abril, o 1.º A2 ficou a conhecer a novíssima obra de Ana Faro e Dulce Nunes A Rua 25 de Abril .  E ...

Publicações mais vistas