Dia Internacional da Língua Materna - 21 de fevereiro

O Dia Internacional da Língua Materna é celebrado anualmente a 21 de fevereiro e visa promover, preservar e proteger todas as línguas faladas pelos povos em todo o mundo. Estima-se que existam mais de 7000 línguas em todo o mundo. No entanto, metade destas corre o risco de vir a desaparecer.
Origem da data
O Dia Internacional da Língua Moderna foi proclamada pela UNESCO em 1999 e tem como objetivo proteger e salvaguardar as línguas faladas em todo o mundo.
A escolha do dia 21 de fevereiro para comemorar o Dia Internacional da Língua Materna tem por objetivo lembrar a população mundial da tragédia que ocorreu em fevereiro de 1952, na cidade de Daca, no Bangladesh. Vários estudantes foram mortos pela polícia enquanto protestavam pelo reconhecimento da sua língua - o bengalês - como um dos dois idiomas oficiais do então Paquistão.
A nossa língua materna, o Português
Atualmente, o português é língua oficial de oito países (Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor Leste). Apesar da incorporação de vocábulos nativos e de modificações gramaticais e de pronúncia próprias de cada país, as línguas mantêm uma unidade com o português de Portugal.
O português também é falado em pequenas comunidades, reflexo de povoamentos portugueses datados do século XVI, como é o caso de:
Zanzibar (na Tanzânia, costa oriental da África)
Macau (ex-possessão portuguesa encravada na China)
GoaDiuDamão (na Índia)
Málaca (na Malásia)
A Língua Portuguesa está presente em todos os continentes e o mundo lusófono (que fala português) é avaliado, hoje, entre 190 e 230 milhões de pessoas. O português é a oitava língua mais falada do planeta, terceira entre as línguas ocidentais, após o inglês e o castelhano.

"A minha pátria é a língua portuguesa.", diz o poeta Fernando Pessoa e, como tal, devemos preservá-la, conhecê-la, divulgá-la e estimá-la.



fontes: http://www.calendarr.com/portugal/portugal-dia-internacional-da-lingua-materna/; http://www.soportugues.com.br/secoes/portuguesMundo.php)


Sem comentários:

Enviar um comentário

De pequenino se alerta o menino!

O grupo G3, do Jardim de Infância do Prof. António José Ganhão, da educadora Paulinha realizaram um trabalho com a colaboração dos pais (dec...

Publicações mais vistas