Dia Mundial das Doenças Raras

Neste dia, que acontece só de 4 em 4 anos, celebra-se o Dia Mundial das Doenças Raras, este ano subordinado ao tema: "Voz do paciente".
A data é comemorada anualmente no último dia de fevereiro em mais de 80 países do mundo e visa alertar a população para este tipo de doenças e para as dificuldades que os doentes que padecem de doenças raras enfrentam, diariamente.
As doenças raras são doenças crónicas, graves e degenerativas que colocam em risco a vida dos doentes. Na União Europeia, consideram-se doenças raras as que têm uma prevalência inferior a cinco em 10.000 pessoas.
Existem entre 6.000 a 8.000 doenças raras, a maioria de origem genética. Estima-se que as doenças raras afetem perto de 40 milhões de pessoas na Europa, especialmente crianças.
Todas as semanas são descobertas novas doenças raras. A deteção de doenças raras é um processo demorado e minucioso, pois as manifestações e sintomas podem ser lentos e demorar anos.

Doenças Raras em Portugal

Em média, 5 a 6% da população portuguesa poderá vir a sofrer de uma doença rara. As doenças raras mais frequentes são as genéticas e as reumatológicas. Alguns tipos de cancro são considerados raros, devido ao baixo número de incidências registado.
No nosso agrupamento de escolas, também temos alunos que padecem deste tipo de doenças e é nossa obrigação apoiá-los e às famílias, numa perpspetiva de integração e autonomia.
fonte: http://www.calendarr.com/portugal/dia-mundial-das-doencas-raras/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Clube de Leitura Lerás, na Escola Básica Fonte dos Escudeiros

      Hoje foi dia de Clube de Leitura!       Os alunos da turma do 1.º A5 construíram uma narrativa. Juntos deram largas à sua imaginação. ...

Publicações mais vistas