2 de junho - aniversário da morte de Leonado da Vinci


Por vezes, evocamos personalidades importantes para a História recordando o dia da sua morte. É o caso, por exemplo, do nosso grande Luís de Camões que relembramos a 10 de junho, dia em que se comemora inclusivamente o Dia de Portugal e a portugalidade.  

Também Leonardo da Vinci, a quem o rei Francisco I de França (1494–1547) havia atribuído o solar de Clos Lucé, próximo do Castelo de Amboise, como sua residência no vale de Loire, a fim de aquele lhe construir um leão mecânico que pudesse caminhar para a frente, abrindo o peito e mostrando um ramalhete de lírios, morreu, neste local, a 2 de maio de 1519.

Este famoso pintor, escultor, arquiteto, engenheiro e cientista do Renascimento italiano, nascido em Anchiano, Itália, a 15 de abril de 1452 era filho do notário Pieri da Vince e de um relacionamento extramatrimonial com uma camponesa chamada Caterina.

Estagiou no atelier do florentino Verrocchio, escultor, ourives e pintor renascentista que esteve ao serviço da corte de Lorenzo de Médici e iniciou a sua carreira profissional em Milão, ao serviço Ludovico Sforza. Antes de estar ao serviço do rei Francisco I de França, trabalhou em Veneza, Roma e Bolonha.

Leonardo é muito mais que um exímio pintor, autor, entre outras, das conhecidas obras a Mona Lisa e A Última Ceia

 

A toda a Humanidade, deixou-nos, nos seus cadernos de notas, desenhos e diagramas científicos que o posicionam tecnologicamente muito avançado para a sua época: desenhou, entre outras invenções, um helicóptero, um tanque de guerra, e uma calculadora. Previu o uso da energia solar e sugeriu um casco duplo nas embarcações. Considerado um dos maiores génios da Humanidade, foi responsável por grande avanço do conhecimento nos campos da engenharia civil, da anatomia, da óptica e da hidrodinâmica.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Clube de Leitura Lerás, na Escola Básica Fonte dos Escudeiros

      Hoje foi dia de Clube de Leitura!       Os alunos da turma do 1.º A5 construíram uma narrativa. Juntos deram largas à sua imaginação. ...

Publicações mais vistas