Fundação do Condado Portucalense
Em 1096, o rei Afonso VI de Leão e Castela concedeu o Condado Portucalense a D. Henrique de Borgonha, casando-o com sua filha, a infanta D. Teresa, tornando-os seus vassalos. Desta união nasceu Afonso Henriques.
Quando o conde D. Henrique morre, em 24 de abril de 1112, a viúva regente do Condado Portucalense, chama os galegos Bermudo Peres de Trava e seu irmão Fernão Peres de Trava para a ajudarem a governar o condado.
A crescente influência que estes passam a ter sobre D. Teresa e com a hipótese de dominarem o governo do território, não agrada aos barões do condado, que incentivam D. Afonso Henriques, ainda jovem, a opor-se a sua mãe.
Em 24 de junho de 1128, D. Afonso Henriques, comandando as tropas reunidas pelos barões do condado, confronta-se, no campo de São Mamede, próximo de Guimarães, com as forças de Fernão Peres de Trava, que foi derrotado.
D. Teresa e Fernão Peres fogem e D. Afonso Henriques assume a governação do Condado Portucalense. Mais tarde, D. Afonso Henriques transforma o Condado Portucalense num reino e, assim, nasce em Portugal!
Sem comentários:
Enviar um comentário