Diga Bom Dia com Poesia - quarta-feira

 

Estes são os nosso poemas de quarta-feira 

Pré-escolar/1.º ciclo

A SOMBRA

Não tem cara, a tua sombra.
Será feia ou bela?
E é ela a tua sombra
ou és a pessoa dela?
 
Quem é esse, quem é essa
que vai sempre ao teu lado,
caminha se tu caminhas
e para se ficas parado?
 
Onde tu vais, ela vai.
O que tu fazes, ela faz.
Não sabe fazer mais nada.
E é rapariga ou rapaz?
 
Não tem cara, a tua sombra. (…)
Tu e a tua sombra
nunca se irão despedir,
nem ela pode apanhar-te,
nem tu podes fugir
 
Quem me dera ser essa sombra,
sempre ao teu lado, até ao fim,
a repetir o que fazes,
gesto por gesto, tintim por tintim.
 
Não tem cara, a tua sombra.(…)

 

Álvaro Magalhães

2.º ciclo

Ter um amigo é maravilhoso

Ter um amigo
é maravilhoso.

Ser amigo de alguém
ainda melhor;
é como recordar
e sentir o Sol a brilhar.

Um amigo é alguém
com quem se está bem.

Mas um amigo
é muito mais do que isso!
É alguém que pensa em ti
quando não estás aqui.

Nunca se está realmente só
quando se tem um amigo.

Amigo é uma palavra bonita.

É quase

a melhor palavra!

Sophia de Mello Breyner Andresen


 3.º ciclo

Andar?! Não me custa nada!

 
Andar?! Não me custa nada!...
 
Mas estes passos que dou
 
Vão alongando uma estrada
 
Que nem sequer começou.
 
Andar na noite?!Que importa?...
 
Não tenho medo da noite
 
Nem medo de me cansar:
 
Mas na estrada em que vou,
 
Passo sempre à mesma porta...
 
E começo a acreditar
 
No mau feitiço da estrada:
 
Que se ela não começou
 
Também não foi acabada!
 
Só sei que, neste destino,
 
Vou atrás do que não sei...
 
E já me sinto cansada
 
Dos passos que nunca dei.

 

                                                           Natália Correia, de Rio de Nuvens (1947)


secundário


A POESIA VAI

A poesia vai acabar, os poetas

vão ser colocados em lugares mais úteis.

Por exemplo, observadores de pássaros

(enquanto os pássaros não

acabarem). Esta certeza tive-a hoje ao

entrar numa repartição pública.

Um senhor míope atendia devagar

ao balcão; eu perguntei: «Que fez algum

poeta por este senhor?» E a pergunta

afligiu-me tanto por dentro e por

fora da cabeça que tive que voltar a ler

toda a poesia desde o princípio do mundo.

Uma pergunta numa cabeça.

— Como uma coroa de espinhos:

estão todos a ver onde o autor quer chegar? —

Manuel António Pina 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Recursos da BE

  (visite a nossa biblioteca digital em https://bibliotecadigitalaesc.webnode.pt )

Publicações mais vistas