Dia de Reis

O Dia de Reis é celebrado anualmente nesta data, já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis e é também conhecido como Festa da Epifania.

Tradições do Dia de Reis

Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do oriente chamados Belchior, Baltazar e Gaspar, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela e levaram de presente ao filho de Deus ouro, incenso e mirra.
A tradição manda que, neste dia, a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são o bacalhau com batatas, o bolo-rei, o pão-de-lo, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias da época.
É também o dia em que se cantam as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao dia de Reis.
No dia seguinte ao Dia de Reis, as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de natalícia.

Em Espanha,  o Dia de Reis é celebrado por grande parte da população. É neste dia que as crianças recebem as prendas de Natal, pois, de acordo com a tradição cristã, são os reis magos que trazem as prendas para as crianças. Uma das tradicionais celebrações do Dia de Reis em Espanha é a Cavalgada dos Reis Magos, que simboliza o caminho dos reis magos depois do nascimento de Jesus.

Na escola sede do nosso agrupamento, tivemos a visita dos pequenos reis magos do Jardim de Infância António José Ganhão que nos encantaram com as suas janeiras e a sua ternura. Obrigada!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Parceria Hidrodinâmicas até na Pré!

  A sala 1 do Jardim de Infância da Lezíria também se empenhou na tomada de consciência da importância da ÁGUA. Parabéns, meninos!

Publicações mais vistas