Dia de Reis

O Dia de Reis é celebrado anualmente nesta data, já na noite de 5 para 6 de janeiro, ou seja, na véspera do Dia de Reis e é também conhecido como Festa da Epifania.

Tradições do Dia de Reis

Esta celebração católica está associada à tradição natalícia, que diz que três reis magos do oriente chamados Belchior, Baltazar e Gaspar, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela e levaram de presente ao filho de Deus ouro, incenso e mirra.
A tradição manda que, neste dia, a família se volte a reunir para celebrar o fim dos festejos de Natal. Os alimentos da Noite de Reis são o bacalhau com batatas, o bolo-rei, o pão-de-lo, as rabanadas, os sonhos, entre outras iguarias da época.
É também o dia em que se cantam as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao dia de Reis.
No dia seguinte ao Dia de Reis, as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de natalícia.

Em Espanha,  o Dia de Reis é celebrado por grande parte da população. É neste dia que as crianças recebem as prendas de Natal, pois, de acordo com a tradição cristã, são os reis magos que trazem as prendas para as crianças. Uma das tradicionais celebrações do Dia de Reis em Espanha é a Cavalgada dos Reis Magos, que simboliza o caminho dos reis magos depois do nascimento de Jesus.

Na escola sede do nosso agrupamento, tivemos a visita dos pequenos reis magos do Jardim de Infância António José Ganhão que nos encantaram com as suas janeiras e a sua ternura. Obrigada!




Sem comentários:

Enviar um comentário

Clube de Leitura Lerás, na Escola Básica Fonte dos Escudeiros

      Hoje foi dia de Clube de Leitura!       Os alunos da turma do 1.º A5 construíram uma narrativa. Juntos deram largas à sua imaginação. ...

Publicações mais vistas