Dia Mundial da Religião


Comemora-se, hoje, o Dia Mundial da Religião. Por religião entende-se o culto prestado a uma divindade, manifestando-se como uma crença pessoal, pautada pela fé. Proveniente do latim, a expressão significa a restauração da relação entre o homem e o universo sagrado. Devido à existência de uma variedade considerável de religiões, o Dia Mundial da Religião surgiu em 1949 com o intuito de  promover a união das religiões existentes no mundo, tentando levar, ainda, mais fé e esperança a povos tão diferentes entre si, mas, na verdade, tão semelhantes no sentimento religioso.
Neste Dia Mundial da Religião, os líderes religiosos apelam ao diálogo e por todo o mundo se incentiva ao respeito pela religião alheia e ao objetivo final da paz entre os povos.
Pena é que, o que podia ser um fator de transmissão de valores humanistas se tenha transformado no motivo das maiores atrocidades, em nome de Deus...
Maiores religiões do mundo:
·         Cristianismo: 2.1 biliões
·         Islamismo: 1.5 biliões
·         Secular/Agnósticos/Ateus: 1.1 billiões
·         Hinduísmo: 900 milhões
·         Religião tradicional chinesa: 394 milhões
·         Budismo: 376 milhões
·         Indígena: 300 milhões
As religiões, em Portugal, com mais seguidores são a Católica, a Evangélica e as Testemunhas de Jeová. Segundo o Censos de 2011, as crenças dos portugueses dividem-se em:
·         Católicos: 79,5%
·         Sem religião: 14,2%
·         Protestantes/Evangélicos: 2,8%
·         Outros cristãos: 1,6%
·         Testemunhas de Jeová: 1,5%
·         Religiões não cristãs: 0,8%

Fonte: http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2016/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Parceria Hidrodinâmicas - a troca

  Hoje, as escolinhas de 1.º ciclo e o CRIB fizeram a troca das gotas-compromisso, elaboradas no Dia Mundial da Água por cada turma. As esco...

Publicações mais vistas